Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança das famílias e dos empresários interrompeu subida em Dezembro

O "moral" dos consumidores parou de subir no último mês do ano, mas ficou estacionado no patamar mais elevado desde Maio de 2002. Já entre os empresários, a confiança caiu "ligeiramente" em Novembro e Dezembro mas também permaneceu em máximos de Julho de 2008.

05 de Janeiro de 2015 às 11:31
  • ...

O indicador de confiança dos consumidores estabilizou em Dezembro, no valor mais elevado desde Maio de 2002, "suspendendo a acentuada tendência ascendente registada desde o início de 2013". Já entre os empresários, a confiança caiu "ligeiramente" em Novembro e Dezembro mas também permaneceu em máximos de Julho de 2008, revelam os resultados, divulgados nesta segunda-feira, dos inquéritos de conjuntura realizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em Dezembro de 2014.

 

A estabilização do indicador de confiança das famílias, em -22,3 (estava e m -40,4 em Dezembro de 2013) reflectiu o contributo positivo das expectativas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar e da poupança e o contributo negativo das perspectivas sobre a evolução do desemprego e da situação económica do país.

 

Entre os empresários, o indicador de clima económico caiu de 0,5 em Novembro para 0,3 em Dezembro (estava em -0,9 em Dezembro de 2013), depois de a confiança ter diminuido no sector do comércio, estabilizado na indústria transformadora e na construção e obras públicas e aumentado no sector dos serviços.

 

Ver comentários
Saber mais consumidores confiança INE conjuntura Dezembro 2014
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio