Notícia
Confiança dos empresários em terreno positivo pela primeira vez desde 2010
Os indicadores de confiança dos consumidores e dos empresários melhoraram, em Maio. O indicador de clima económico, que mede a confiança dos empresários, passou para um valor positivo, pela primeira vez desde Setembro de 2010.
Consumidores e empresários estão menos pessimistas, de acordo com o relatório divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta evolução permitiu que o indicador de clima económico registasse um valor positivo (0,1%), pela primeira vez desde Setembro de 2010.
O indicador de clima económico está a melhorar desde Dezembro de 2012, mês em que atingiu o seu valor mais baixo.
A contribuir para este comportamento esteve a melhoria da confiança dos empresários da indústria transformadora, do comércio a retalho e dos serviços. No sector da indústria transformadora o indicador melhorou para -6,9 pontos, o que compara com os -7 pontos registados no mês anterior.
O indicador de confiança do comércio estabilizou nos -0,2 pontos, num mês em que o comércio a retalho observou uma melhoria e o comércio por grosso registou uma deterioração.
O indicador de confiança dos serviços também melhorou para -3,8 pontos, quando em Abril se tinha fixado em -5,8 pontos.
Já no sector da construção e obras públicas voltou a verificar-se uma deterioração do indicador de confiança para -48,6 pontos.
No que se refere aos consumidores, o indicador de confiança melhorou, atingindo os -29,4 pontos, em Maio, o que significa que as famílias estão a demonstrar melhorias de confiança há 12 meses consecutivos.
(Notícia actualizada às 10h25 com mais informação)