Notícia
Actividade económica cresce ao ritmo mais lento desde Fevereiro de 2017
A actividade económica voltou a abrandar, em Junho, tendo registado o ritmo de crescimento mais lento dos últimos 16 meses.
O indicador de actividade económica continua a crescer, mas está a registar travagens de mês para mês, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 20 de Agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O indicador de actividade económica registou um aumento de 2,3% quando comparado com o mesmo período do ano passado. A economia está assim a travar o ritmo de crescimento, já que os dados de Maio apontavam para um aumento da actividade económica de 2,4%.
Este indicador registou mesmo o crescimento mais brando desde Fevereiro de 2017, de acordo com os dados do INE.
Os últimos dados conhecidos apontam para que o crescimento do produto interno bruto (PIB) abrande, quando comparado com o ano passado. Os últimos dados são do segundo trimestre, com a economia nacional a crescer 2,3%, o que apesar de ter sido superior à evolução do primeiro trimestre, ficou abaixo das previsões dos economistas.
A estimativa do Governo é de que o PIB português cresça 2,3% em 2018, o que compara com um aumento do PIB de 2,7% no ano passado.
Já o indicador de clima económico registou o maior aumento desde Maio de 2002, ao crescer 2,5%.
O indicador de consumo privado também aumentou 2,4%, em termos homólogos, estabilizando o ritmo de crescimento verificado nos dois meses anteriores.