Notícia
Manuel Machado foi eleito presidente dos autarcas com 686 votos
O socialista Manuel Machado recolheu mais de 90% dos votos dos congressistas. Carlos Carreiras e José Maria Pós-de-Mina vão presidir à mesa do Congresso (e Conselho Geral) e ao Conselho Fiscal, respectivamente.
Dos 852 autarcas que marcam presença no congresso, 734 os que exerceram o direito de voto para eleger os novos órgãos da Associação Nacional de Municípios. A lista a votação era única, como é habitual na ANMP, para transmitir uma ideia de consenso e unidade. Manuel Machado será o presidente dos autarcas, tendo recebido 686 votos a favor. Houve 42 votos brancos e seis nulos.
O novo Conselho Directivo, liderado pelo partido que venceu mais câmaras nas últimas autárquicas – o PS, terá como número dois o presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves. Eduardo Vítor Rodrigues e Susana Amador serão os vice-presidentes do PS. Almeida Henriques, autarca de Viseu, será o outro “vice” do PSD, e Alfredo Monteiro, líder da Assembleia Municipal do Seixal (e ex-presidente do mesmo município) será o vice-presidente da CDU.
A mesa do Congresso será liderada, tal como avançou o Negócios, por Carlos Carreiras, presidente da câmara municipal de Cascais. A este cargo soma-se, por inerência, a liderança do Conselho Geral. Raúl Castro, de Leiria (PS), Paulo Cafôfo (Funchal, PS) ou Ricardo Gonçalves (Santarém, PSD), serão os restantes membros da mesa. O Conselho Geral tem como cabeça-de-lista José Luís Carneiro, presidente da câmara de Baião e da distrital do Porto do PS.
Já o Conselho Fiscal, que está na mão do terceiro partido mais votado (CDU), será liderado por José Maria Pós-de-Mina, líder da assembleia municipal de Moura.