Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Veículos eléctricos do Estado poupam 11 toneladas de CO2

Os 30 veículos eléctricos estão em circulação desde Outubro de 2015 e fazem parte da fase piloto do Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na Administração Pública.

Pedro Elias
15 de Junho de 2016 às 12:46
  • 1
  • ...

Os 30 veículos eléctricos do Estado evitaram a emissão de 11 toneladas de dióxido de carbono (CO2) ao fazerem mais de 100.000 quilómetros em cerca de 20.000 viagens realizadas essencialmente em meio urbano, indicou hoje o Ministério do Ambiente.

 

Em comunicado, o Ministério do Ambiente adianta que "a utilização destes veículos eléctricos apresentou um custo médio de 0,03 euros por quilómetro, conduzindo a uma poupança acumulada superior a 6.000 euros, valores que evidenciam as vantagens associadas à mobilidade eléctrica".

 

Os 30 veículos eléctricos estão em circulação desde Outubro de 2015 e fazem parte da fase piloto do Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na Administração Pública (AP), que envolve 12 entidades da administração directa do Estado e institutos públicos dos ministérios das Finanças e do Ambiente.

 

Segundo o Ministério do Ambiente, os indicadores de acompanhamento do programa são retirados do sistema de monitorização do Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na AP, que contabiliza a redução efectiva de emissões, poupanças e os custos associados à mobilidade eléctrica, além de um conjunto de indicadores sobre a mobilidade no Estado e o desempenho dos veículos eléctricos.

 

O Ministério avança também que este sistema "constitui uma ferramenta que apoia a gestão da mobilidade e a sensibilização dos condutores para uma condução ecológica".

 

O Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na AP visa a aquisição progressiva de 1.200 veículos eléctricos para o Parque de Veículos do Estado (PVE), com vista à renovação da frota de veículos com mais de 10 anos.

 

O Ministério do Ambiente adianta que o programa tem como objectivo promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do PVE, promover a mobilidade eléctrica e contribuir para a redução dos custos da frota do estado.

 

O Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na AP enquadra-se no ECO.mob - Programa para a Mobilidade Sustentável na AP - e é financiado pelo Fundo Português de Carbono.

Ver comentários
Saber mais Ministério do Ambiente Mobilidade Eléctrica Administração Pública Parque de Veículos do Estado Fundo Português de Carbono Mobilidade Sustentável
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio