Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seguro: Cavaco “deve exigir” que Passos esclareça sobre programa de transição

As declarações do presidente do BCE sobre o recurso de Portugal a um programa de transição para sair do resgate financeiro está a provocar polémica. O líder do PS já apelou ao primeiro-ministro para que explique se já há negociações para o futuro. Esta terça-feira apelou a uma intervenção do Presidente da República.

34.º- António José Seguro 
Secretário-geral do Partido Socialista entra pela primeira vez na lista dos Poderosos.
17 de Dezembro de 2013 às 12:45
  • 21
  • ...

António José Seguro criticou esta terça-feira, 17 de Dezembro, as informações contraditórias que têm sido vinculadas na comunicação social. Por um lado Passos Coelho tinha já dito que só a partir do final de Janeiro é que o Executivo começaria a discutir com as entidades internacionais a saída do país do programa de resgate.

 

Contudo, na segunda-feira, 16 de Dezembro as palavras do presidente do Banco Central Europeu (BCE) vão contra esta perspectiva, defende o líder do maior partido da oposição.

 

Mario Draghi, afirmou, perante o Parlamento Europeu, que Portugal vai ter um programa para o período de transição após a conclusão do actual programa de resgate da troika, mas que ainda não está decidida a sua forma. "No período de transição, haverá um programa. Haverá um programa adaptado à situação durante esse período de tempo, e temos de ver que forma este programa irá assumir", afirmou Mario Draghi.

 

“Isto cria incerteza, instabilidade”, salientou Seguro em declarações aos jornalistas depois de uma reunião com o conselho de reitores, em Lisboa.

 

Dito isto “desafio” o primeiro-ministro a “esclarecer o que já tem contratualizado com o BCE.”

 

Seguro rejeita que Draghi estivesse a “falar em abstracto”, por isso será necessário esclarecer os portugueses sobre esta questão defende.

 

“O país não pode ser governado desta forma, nem os portugueses podem ficar na incerteza. O que nos vai acontecer nos próximos seis meses?”

 

António José Seguro apela assim a Cavaco Silva para intervir. “O Presidente da República deve exigir que o primeiro-ministro venha esclarecer os portugueses” sobre esta matéria. 

Ver comentários
Saber mais António José Seguro Passos Coelho BCE Mario Draghi Cavaco Silva Presidente da República ajuda externa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio