Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BE critica Parlamento Europeu por não reunir com críticos do programa de ajuda

A eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias criticou esta segunda-feira a delegação do Parlamento Europeu por não reunir com várias entidades nacionais que nasceram como reacção ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF).

06 de Janeiro de 2014 às 15:26
  • 13
  • ...

Marisa Matias falava aos jornalistas após uma delegação do Parlamento Europeu ter estado reunida com o ex-primeiro-ministro José Sócrates sobre a experiência da troika (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) em Portugal.

 

"Espero que esta avaliação tenha consequências reais, apesar de estar a ser feita com uma base muito limitada, porque não tem em conta os impactos sociais e apenas se debruça sobre a organização das troikas. Na verdade, as troikas começaram a ser questionadas, precisamente, porque tiveram impactos sociais dramáticos", alegou a eurodeputada do Bloco de Esquerda.

 

Para Marisa Matias, esta comissão limita-se a analisar "a arquitectura das troikas".

 

"Uma comissão de avaliação não se pode apenas fazer com audições a convertidos. Ou seja, em Portugal, em dois dias, ouviremos sobretudo aqueles que foram favoráveis à intervenção da 'troika'. Em relação à troika há atores novos na sociedade portuguesa", disse, dando como exemplos a Associação de Pensionistas e Reformados (APRE) ou o movimento "Que se lixe a troika".

 

No entanto, para a dirigente do Bloco de Esquerda, a comissão que integra poderá em breve tirar duas conclusões políticas de fundo em relação à actuação das troikas nos países sujeitos a resgates financeiros.

 

"É importante que fique pelo menos claro que não há qualquer prestação de contas democrática por parte das troikas [nos países sob assistência financeira] e, por outro lado, desconhece-se qualquer responsabilidade em relação ao que correu mal. Não há nenhum mecanismo de controlo democrático e, depois, os papéis dos parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu foram reduzidos. Estas conclusões parecem-me óbvias", sustentou a eurodeputada do Bloco de Esquerda.

Ver comentários
Saber mais Marisa Matias delegação do Parlamento Europeu ajuda externa troika
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio