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Peugeot 308: Muita ambição e tecnologia

O novo Peugeot 308 herda o nome do seu antecessor e pouco mais ou quase nada. Tem o ar de família que caracteriza os mais recentes modelos da marca, vem carregado de tecnologia e tem a ambição de destronar aquele que desde há muito é apontado como a referência do segmento, o Volkswagen Golf.

02 de Novembro de 2013 às 10:03
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€27.500*

 

Características


Peugeot 308 1.6 e-HDi, nível de equipamento Allure, 5 portas


Motor: 4 cilindros em linha, 8 válvulas, gasóleo, injecção directa, turbo de geometria variável, sistema 'start/stop'
Cilindrada: 1.560cc
Potência máx.: 115cv às 3.600rpm
Binário máx.: 270Nm às 2.750rpm
Velocidade máxima: 188km/h
Aceleração 0-100km/h: 10,9 segundos
Transmissão: manual de 6 velocidades
Tracção: dianteira
Consumo médio: 3,8 litros/100km
Consumo urbano: 4,4 litros/100km
Consumo extra-urbano: 3,5 litros/100km
Emissões CO2: 100g/km
Segurança: Euro NCAP 5 estrelas


*Preços da gama entre €20.390 e €27.500

 


O novo Peugeot 308 herda o nome do seu antecessor e pouco mais ou quase nada. Tem o ar de família que caracteriza os mais recentes modelos da marca, vem carregado de tecnologia e tem a ambição de destronar aquele que desde há muito é apontado como a referência do segmento, o Volkswagen Golf.


Razões e argumentos para tentar atingir esse objectivo parece não lhe faltarem, pelo menos no campo das probabilidades, pois junta vários pressupostos que à partida permitem que possa acreditar na possibilidade de bater o modelo alemão. É o caso do cuidado posto em alguns pormenores e nos materiais do habitáculo, com o claro intuito de transmitir a sensação de conforto e de qualidade que transparece.


Construído a partir da base modular designada por EMP2 (do inglês Efficient Modular Platform 2), que servirá para outros modelos, desde utilitários aos chamados SUV, permitiu não só reduzir o peso total (da ordem dos 70 kg) como os custos de produção. O novo Peugeot 308 é mais compacto do que seu antecessor, tendo encolhido ligeiramente em todos os sentidos.


No comprimento ficou mais curto 2cm (4,25 m) -, na largura tem menos 1,5cm e a altura baixou 4cm. Em contrapartida, a distância entre eixos cresceu 1,2cm (2,62m), e isso reflecte-se no interior mais amplo, com espaço para acolher confortavelmente cinco passageiros. A capacidade da mala aumentou 40 litros para um total de 470 litros.


Ausência de botões
Se por fora convence pelo novo desenho da sua carroçaria, de linhas modernas e elegantes, já por dentro a surpresa maior está no painel de bordo, que sobressai pela quase completa ausência de todos aqueles botões e teclas em que os modelos mais recentes são tão pródigos, pelo que oferecem de tecnologia. Mas na Peugeot, sem abdicarem dessa componente, conseguiram conciliar esse lado tecnológico com a simplicidade de um desenho mais limpo, em que na parte central do painel de bordo se encontra o botão do rádio, a ranhura para introduzir os CD e pouco mais.


A sintonização do rádio, a regulação do ar condicionado, o manuseamento do sistema de navegação ou, inclusive, o acesso à Internet (nas versões mais equipadas) faz-se através de um ecrã táctil de grandes dimensões.


Outra particularidade inovadora está no quadro de instrumentos, em que o velocímetro surge à esquerda e, à direita, o conta-rotações, com os ponteiros a girar em sentido inverso, movimentando-se de forma a encontrarem-se a meio.


Para já são quatro motores
No mercado nacional, onde está à venda desde este mês, o Peugeot 308 é proposto em quatro motorizações distintas, sendo duas delas a gasolina e outras tantas a Diesel, com a mesma cilindrada mas níveis de potência diferentes. Trata-se do conhecido 1.6 HDi que na variante menos potente debita 92cv, contra 115cv do designado 1.6 e-HDi. Nas versões a gasolina, o motor mais acessível é o tricilíndrico turbo 1.2 VTi, de 82cv, completando-se a oferta com o turbo 1.6 HTP de 156cv.


No início do próximo ano está prevista a introdução de duas novas variantes do tricilíndrico a gasolina, denominadas 1.2 e-THP, de 110 e 130cv, e ainda dois Diesel com tecnologia BlueHDi: 1.6 de 120cv e 2.0 de 150cv.


Num primeiro contacto dinâmico, na Alsácia, pudemos avaliar as virtudes e qualidades desta nova geração Peugeot 308, num percurso que nos levou de Mulhouse a Sochaux, onde a marca francesa tem uma das suas fábricas. A impressão que deixou é francamente positiva, quer na aparência exterior e interior, quer no comportamento em estrada, pela segurança e confiança que transmite, mas também em matéria de conforto.


Uma proposta com boa relação qualidade/preço a ter muito em consideração.

 


Negócios em Mulhouse, a convite da Peugeot Portugal

 

 

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