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Opel Meriva Tourer: Novo coração!

A ergonomia e a flexibilidade continuam a ser a imagem de marca e a chave do sucesso do Meriva, o pequeno monovolume da Opel que começou a ser comercializado há cerca de 11 anos e que agora recebe mais uma actualização, com foco no "design", na tecnologia e nos motores.

08 de Março de 2014 às 10:02
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€23.000*

 

Opel Meriva 1.6 CDTI 110cv


Motor: dianteiro tranversal, alumínio, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasóleo, injecção directa, turbo, intercooler, start/stop
Cilindrada: 1.598cc
Potência máx.: 110cv às 4.000rpm
Binário máxima: 300Nm entre as 1.750 e as 2.000rpm
Velocidade máxima: 182km/h
Aceleração 0-100km/h: 12,9 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: n.d.
Cons. extra-urbano: n.d.
Consumos misto: 3,8 litros/100km
Emissões CO2: 99g/km (Euro VI)
*Preço indicativo
(Este motor só está disponível a partir de Julho)

 

 

A ergonomia e a flexibilidade continuam a ser a imagem de marca e a chave do sucesso do Meriva, o pequeno monovolume da Opel que começou a ser comercializado há cerca de 11 anos e que agora recebe mais uma actualização, com foco no "design", na tecnologia e nos motores.


Desde o seu lançamento em 2003, a Opel já vendeu mais de um milhão de unidades do Meriva. E desde 2010, ano em que o modelo inaugurou no segmento as portas de abertura antagónica (por oposição às da frente, as portas traseiras abrem para trás, a um ângulo de 84 graus, facilitando o acesso ao habitáculo), foram vendidos mais de 330 mil veículos, uma média de 82 mil/ano.


Nesta sua terceira geração, que já chegou à rede de concessionários no mercado nacional, o Meriva adopta a designação Tourer, em linha com o Zafira Tourer, o outro monovolume da Opel. Além disso, estreia o turbodiesel 1.6 CDTI da nova geração de motores da marca alemã, que vem juntar-se à gama constituída actualmente pelas versões 1.4 Turbo a gasolina, com caixa manual e automática, e por um turbodiesel 1.3 CDTI.


O novo "coração" do Meriva Tourer, que substitui o 1.7 CDTI e estará disponível por volta do mês de Julho, desenvolve 110cv de potência e apresenta um consumo médio de 3,8 litros e emissões de CO2 abaixo da fasquia dos 100g/km, cumprindo assim as normas de emissões Euro VI. Com bloco e cabeça construídos em alumínio, o 1.6 CDTI está dotado de um evoluído sistema de injecção directa "common-rail" e turbocompressor com geometria variável. Este motor é já utilizado no Zafira Tourer, mas com 136cv de potência e também está disponível no Meriva Tourer.


Gama Flexfuel: Gasolina/GPL
Mecanicamente, a Opel aposta ainda no Meriva Tourer FlexFuel equipado com um sistema de propulsão alternativa - GPL (gás de petróleo liquefeito) -, a exemplo do que acontece com outros modelos da marca. A versão 1.4 Turbo FlexFuel utiliza um motor a gasolina de 120cv e vem com um sistema completo de alimentação de GPL instalado na fábrica. Segundo a Opel, este sistema permite uma poupança de cerca de 40% no consumo de combustível. O preço do GPL ronda actualmente metade do preço da gasolina de 85 octanas. Por outro lado, as recentes alterações introduzidas na legislação sobre veículos a gás deixaram de ter restrições, por exemplo, quanto ao estacionamento em parques subterrâneos.

 

O que há de novo
Visto do exterior, o Meriva Tourer continua muito idêntico ao seu antecessor. As alterações estéticas são poucas e incidiram na nova grelha frontal, com mais detalhes cromados, nos faróis de nevoeiros e no desenho interno dos grupos ópticos. As luzes diurnas são em LED, assim como os farolins traseiros e lateralmente há novas jantes de 17 e 18 polegadas. Estão disponíveis 12 cores de carroçaria, das quais duas são novas e quatro novos ambientes de decoração no habitáculo.


A nível tecnológico, o Meriva Tourer, recebe de série a nova geração do sistema de informação e entretenimento IntelliLink, com navegação e integração de funções de "smartphones", com controlos no volante e por voz, compatíveis com os sistemas IOS e Android.


Nas transmissões, há novas caixas manuais de cinco e seis velocidades, que beneficiam de alterações para reduzir o atrito e garantir uma maior precisão e suavidade na selecção das mudanças, e assim garantir um maior nível de conforto na sua utilização.


Os preços do renovado Meriva Tourer começam nos 19.690 euros do 1.4 Turbo e terminam nos 22.990, que correspondem à mesma versão mas com caixa automática. O 1.4 FlexFuel custa 20.390 euros. Finalmente, o 1.6 CDTI de 110cv tem um preço indicativo de 23 mil euros. Os valores definitivos só serão anunciados em Julho.

 

Negócios em Fréjus (Nice), a convite da GM Portugal

 

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