Notícia
Onde ir no fim-de-semana? De banda desenhada a cinema
Está aí o Amadora BD e o DocLisboa. E há muitas exposições de entrada livre. Escolhas difíceis neste fim de Outubro.
Sexta-feira, 23 de Outubro
Festival: O Amadora BD 2015 – 26.º Festival Internacional de Banda Desenhada é organizado pela Câmara Municipal da Amadora e decorre até 8 de Novembro no Fórum Luís de Camões (exposição central) e noutros locais da Grande Lisboa. Tem como tema "A Criança na BD" e assinala a efeméride que comemora o centenário das personagens Quim e Manecas, da autoria de Stuart Carvalhais, um dos precursores do modernismo português.
Fórum Luís de Camões, Rua Luís Vaz de Camões – Brandoa.
Bilhete: 3 euros; 2 euros (estudantes, reformados e pensionistas); grátis até aos 12 anos.
Cinema: "Porque não sou o Giacometti do Século XXI", de Tiago Pereira, passa hoje às 19 horas no DocLisboa, o Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, que acontece até dia 1 de Novembro, com um total de 236 filmes, 46 deles portugueses. O festival, este ano centrado na temática da Europa, está em diversos espaços da capital, como Culturgest, Cinemateca e Cinema São Jorge.
Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade, Lisboa
Bilhete: 4 euros (para bilhetes sem desconto)
Exposição: Exposição "Biomimesis: o desenho inspirado na natureza" está no Roca Lisboa Gallery até 16 de Janeiro de 2016. A natureza como fonte de inspiração é o mote para esta exposição que aborda a criação de novos conceitos de design em conjunto com as suas formas e funções.
Roca Lisboa Gallery, Praça dos Restauradores 46, Lisboa
Entrada gratuita
Exposição: "Ghosts" está no Hangar, Centro de Investigação Artística, em Lisboa. Com curadoria do britânico Paul Goodwin, "Ghosts" explora a relação entre arte e tecnologia, apresentando trabalhos dos artistas Alia Syed, Chila Kumari Burman, Keith Piper, entre outros. Segundo Paul Goodwin, "as obras nesta exposição abrem e ampliam áreas de fértil debate sobre arte e reprodução tecnológica, inicialmente abordadas por Walter Benjamin no seu famoso ensaio ‘A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica’ (1936)."
Hangar, Centro de Investigação Artística, Rua Damasceno Monteiro 12, Lisboa
Entrada Livre
Sábado, 24 de Outubro
Cinema: "Portugal-Um Dia de Cada Vez", de João Canijo e Anabela Moreira, passa este sábado às 18.15, no DocLisboa, o Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, que decorre até dia 1 de Novembro, com um total de 236 filmes, 46 deles portugueses. O festival, este ano centrado na temática da Europa, está em diversos espaços da capital, como Culturgest, Cinemateca e Cinema São Jorge.
Cinema São Jorge, Av. da Liberdade 175, Lisboa
Bilhete: 4 euros (para bilhetes sem desconto)
Exposição: "Time Lapse". A artista portuguesa Rueffa leva à Casa-Museu Medeiros e Almeida um conceito "neo pop" numa mostra composta por 18 quadros, com vários ícones como Andy Warhol, Freddie Mercury, Amália Rodrigues e António Variações, alguns já expostos em Londres, na Hoxton Gallery.
Casa-Museu Medeiros e Almeida, Rua Rosa Araújo, 41 – Lisboa
Entrada gratuita
Exposição: "Costa Pinheiro, o pintor ele-mesmo" é o título da exposição que inaugurou na galeria São Roque duas semanas antes da morte do artista plástico António Costa Pinheiro (1932-2015), um dos grandes impulsionadores da integração internacional dos artistas portugueses e um dos nomes mais sonantes do universo artístico nacional.
Galeria de São Roque, Rua de São Bento, 269, Lisboa
Entrada gratuita
Teatro: "Caminham nus empoeirados", de Gero Camilo, estará em cena na sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, este sábado às 21h30. O espectáculo conta a história de dois artistas que partem à procura do espectáculo dos seus sonhos.
Teatro Municipal Joaquim Benite, Av. Prof. Egas Moniz, Almada
Bilhete: entre 5 a 10 euros
Domingo, 25 de Outubro
Cinema: "A Glória de Fazer Cinema em Portugal", de Manuel Mozos,
passa este Domingo às 22 horas no DocLisboa, o Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, que decorre até dia 1 de Novembro, com um total de 236 filmes, 46 deles portugueses. O festival, este ano centrado na temática da Europa, está em diversos espaços da capital, como Culturgest, Cinemateca e Cinema São Jorge.
Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade, Lisboa
Bilhete: 4 euros (para bilhetes sem desconto)
Festival: FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos
A vila medieval de Óbidos enche-se de literatura durante 11 dias. Há sessões literárias, debates e apresentações de livros. Música e teatro completam o programa, que se estende até este Domingo.
Óbidos
Entrada Gratuita. Mesas de autor a 5 euros e espectáculos a 12 euros.
Exposição: A Câmara Municipal da Amadora apresenta até, dia 11 de Novembro, uma nova e mais extensa apresentação da exposição "Portugal e a Grande Guerra", realizada pela Assembleia da República com uma equipa de investigadores do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC).
Academia Militar da Amadora, Av. Conde Castro Guimarães, Reboleira, Amadora
Entrada gratuita