Notícia
Parceira da Sonae faz rival britânica disparar mais de 80% em bolsa
A JD Sports comprou uma participação superior a 8% na Footasylum, uma rival de menor dimensão. Esta aquisição fez disparar as ações da empresa em mais de 80%.
A JD Sports, retalhista desportiva britânica e que em Portugal tem uma parceria com a Sonae, comprou 8,3% da Footasylum. A empresa revelou que fez este investimento e que está preparada para elevar até 29,9% a sua posição no capital desta retalhista desportiva de menor dimensão.
A JD Sports comprou estas ações a um dos grandes investidores institucionais, tendo pago 50 pence por título. Os investidores reagiram tendo provocado uma subida de 84,48% das ações da Footasylum, empresa mais direcionada para o público jovem e que conta com 70 lojas.
Os títulos da Footasylum subiram assim para máximos de setembro, depois de o ano passado ter sido negro para esta cotada, já que terminou o ano com uma desvalorização de quase 90% (a Footasylum estreou em bolsa em novembro de 2017).
A JD Sports mostra assim o seu interesse nesta rival, mas deixa claro que não pretende fazer qualquer oferta de compra. Por isso mesmo, admite comprar até 29,9% do capital, limite de participação que não obriga um lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA).
Entretanto, as ações da Footasylum atenuaram parte da subida, registando uma valorização de 70,69% para 49,50 pence.
Os títulos da JD Sports também estão a reagir em alta, com uma subida de 3,36% para 464,5 pence.
A JD Sports tem uma parceria com a Sonae, tendo criado o Iberian Sports Retail Group, que junta as operações de quatro insígnias (Size, JD, Sprinter e Sport Zone).