Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
07 de Outubro de 2016 às 09:23

O buldogue, o chihuahua e os vendedores de seguros

Já se constroem cenários para o próximo debate Trump/Clinton, mas ainda é tempo de análise do debate desta semana: entre o republicano Mike Pence e o democrata Tim Kaine, os candidatos a vice-presidente dos EUA.

  • 1
  • ...


A CNN foi buscar Todd Graham, professor e especialista em debates políticos, que deu notas aos dois. E, na sua opinião enquanto experiente analista da arte de debater, Kaine venceu. Os candidatos tinham três tarefas: defender o seu número um; atacar o número um adversário; e mostrar que seriam capazes de substituir o Presidente. No caso de Pence, os maiores problemas vieram quando foi confrontado com uma saraivada de declarações de Trump. "Pence aguentou-se bem a defender os seus pontos de vista; já defender os pontos de vista de Trump foi outra conversa."

O Guardian tem um grupo de quatro comentadores a analisar o debate e a dar o seu veredicto. Ora parece que, afinal, foi Pence quem ganhou.

"Kaine tentou surgir como um buldogue, mas acabou por passar a imagem de um chihuahua irritante", defende Jamie Weinstein, para quem o estilo do democrata - sempre a interromper, sempre ao ataque - acabou por prejudicá-lo aos olhos dos espectadores. "Pence ganhou e de longe. A única questão é como irá reagir o frágil ego do seu colega de candidatura [Trump] quando todos os que criticaram as suas capacidades de debate elogiarem agora as de Pence", remata.

Richard Wolffe, também no Guardian, não escolhe um vencedor claro, até porque "nenhum dos homens parecia confortável com o seu papel. Como dois vendedores de seguros a embebedarem-se na sua convenção anual, Kaine e Pence estavam a esforçar-se demasiado." "Pence foi bem-sucedido em superar o seu patrão. O problema é que o mesmo aconteceu com Kaine", sentencia.



Ver comentários
Saber mais Trump Clinton
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio