Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
Fernando Sobral - Jornalista fsobral@negocios.pt 10 de Novembro de 2016 às 09:43

Donald Trump ganhou.E agora, América?

Contra muitas previsões Donald Trump venceu as presidenciais americanas, derrotando a favorita Hillary Clinton. E agora, o que é que se segue?

  • ...

No "Guardian", Jonathan Freedland, escreve: "Pensávamos que os EUA dariam um passo atrás à beira do precipício. (…) Hoje os EUA ficam não apenas como uma fonte de inspiração para o resto do mundo mas como uma fonte de medo. Em vez de elegerem a sua primeira mulher como presidente, deram o poder indeterminado do mais alto posto a um homem que revela a sua própria ignorância, racismo e misoginia. Os republicanos não apenas ganharam a presidência. Ganharam também a Casa dos Representantes e muito do Senado". Receio na Europa? Muito. E nos EUA? Peter Baker, no "New York Times", escreve: "Pela primeira vez desde antes da II Guerra Mundial, os americanos escolheram um presidente que prometeu reverter o internacionalismo praticado pelos seus antecessores de ambos os partidos e construir paredes físicas e metafóricas. A vitória de Trump trará uma América mais focada nos seus assuntos deixando o mundo a tomar contar de si próprio. (…) O sucesso de Trump poderá alimentar os movimentos populistas, nacionalistas e de fecho de fronteiras já tão evidentes na Europa e que se espalharão a outras partes do mundo". Mais: "Para a Europa e para a Ásia poderá reescrever as regras das alianças modernas, acordos comerciais e ajuda externa".

No "Washington Post", David Ignatius olha para a política externa: "Na Europa a vitória de Trump reforçará quase de certeza a tendência para políticos expressarem pontos de vista de extrema-direita e nacionalistas similares. O avatar deste neo-nacionalismo foi a vitória surpreendente dos apoiantes do Brexit no referendo de Junho na Grã-Bretanha, e há movimentos comparáveis na França, Alemanha, Itália e Espanha. Trump ainda terá de decidir se vai apoiar esses movimentos que podem desestabilizar a Europa". Que acontecerá?

Ver comentários
Saber mais Donald Trump Hillary Clinton EUA democracia Abraham Lincoln Bush Obama Estado Islâmico Sanders John McCain
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio