Opinião
Um bom conselho faz crescer
Pedir um bom conselho implica escolher um momento propício e saber perguntar. As boas respostas surgem das boas questões
As épocas de crise são momentos de perplexidade, indecisões, dúvidas, incertezas. Podem representar novas oportunidades mas há sempre riscos. Por isso é tão útil poder falar com pessoas de confiança e competentes na matéria sobre a situação que o próprio indivíduo atravessa.
Mais do que apresentar assuntos teóricos, deve-se ir ao concreto e ao que no fundo está em jogo. |
Pedir um bom conselho implica ainda escolher um momento propício e saber perguntar. As boas respostas surgem das boas questões. Mais do que apresentar assuntos teóricos e hipóteses quiméricas, deve-se ir ao concreto e ao que no fundo está em jogo. Então os conselhos serão mais certeiros e eficazes.
Os dois filmes em análise revelam situações reais e dramáticas vividas pelos protagonistas. Para além das diversas motivações de cada um, só conseguiram vencer devido aos conselhos que souberam pedir e que aceitaram aplicar.
"Rumo à Liberdade"
Título original: "The Way Back"
Realizador: Peter Weir
Actores: Jim Sturgess; Colin Farrell
Música: Burkhard von Dallwitz
Duração: 130 min. | Ano: 2010
A história real de um grupo de prisioneiros que tenta escapar ao regime comunista da União Soviética em tempos de Estaline. A acção decorre em 1941, durante a II Guerra Mundial, num campo de concentração na Sibéria. Alguns polacos, um rapaz da Letónia, um norte-americano e um russo decidem fugir. Assumem o perigo.
Vão percorrer 6.500 quilómetros a pé, da Sibéria até à Índia. Atravessam o deserto de Gobi na Mongólia, sobem os Himalaias para o Tibete e daí chegam ao destino.
Alguns morrem pelo caminho devido ao calor e ao frio, à fome e à sede. O filme não revela em profundidade as motivações interiores de cada um, dando primazia à acção de irem ultrapassando um obstáculo após outro.
O líder do grupo, um polaco que quer regressar para junto da sua amada, está atento desde o início à recolha de informações sobre o caminho a seguir e sobre as técnicas de sobrevivência em lugares inóspitos. Pergunta e ouve.
As circunstâncias da viagem vão piorando dia a dia. Nessas alturas, seguem os conselhos de quem encontram pelo caminho, homens experientes que lhes dão pistas preciosas. Além disso, apesar do medo de serem denunciados, sabem criar os momentos oportunos para pedir apoio às populações locais. É que sozinhos não se vence!
Tópicos de análise
• Quem está no local tem dados reais e úteis, fruto de um saber de experiência feito.
• Pedir conselho fortalece um líder ao contar com os outros para atingir o objectivo.
• Ouvir as respostas e ponderá-las credibiliza a decisão a tomar.
"Imparável"
Título original: "Unstoppable"
Realizador: Tony Scott
Actores: Denzel Washington; Chris Pine
Música: Harry Gregson-Williams
Duração: 95 min. | Ano: 2010
Um comboio desgovernado, sem condutor e com produtos altamente inflamáveis desloca-se pelos Carris a alta velocidade. Uma falha humana colocara-o em andamento e nada o pára. Aproxima-se de uma cidade onde poderia descarrilar e explodir... Esta história real ocorrida nos EUA em 2001 só termina bem pela intervenção de dois maquinistas ao enfrentar a situação.
Um experiente maquinista e um novato estão de serviço nesse dia. Vão falando e ganham confiança. O mais velho recebera uma carta de despedimento e o jovem é o rival que pode vir a tomar-lhe o lugar. Ambos querem reconquistar as suas famílias. De repente, dão-se conta do que se passa e decidem actuar. Para tentar travar o comboio desgovernado sabem que precisam do apoio de outros.
Fazem perguntas concretas aos postos de controlo da empresa ferroviária. As chefias não estão de acordo com essa iniciativa, mas o pessoal intermédio vai-lhes dando os dados oportunos. Os dois homens tomam as decisões com base nessas informações. Para accionar os travões aceitam a opinião de um perito. Resulta. Entre eles trocam também ideias e aprendem um do outro. Enfrentam os problemas com soluções reais depois de as avaliarem entre si. E conseguem!
Tópicos de análise
• A sinceridade torna os problemas mais claros e de mais fácil solução.
• As dúvidas só se resolvem analisando a raiz da questão em si mesma.
• A resposta a uma pergunta melhora pela forma e pelo tom com que é feita.
Mais artigos de Opinião
Explorar as circuntâncias é um factor vital
02.05.2013
Para crescer é preciso sair fora de si
04.04.2013
A força do apoio familiar
07.03.2013
Focado para vencer
07.02.2013
Ter bons objectivos dá bons resultados
10.01.2013
O valor da experiência ao arriscar
13.12.2012