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O que não fazer

Se não deitamos lenha à fogueira não há calor, ou seja, se não oferecemos às pessoas serviços ou produtos que sejam necessários e úteis, não conseguimos trocá-los por dinheiro.

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Não é ciência exacta, mas há muitas decisões que na maior parte das vezes não são acertadas. Eu próprio já passei por algumas, e outros empreendedores escrevem nos seus livros exactamente as mesmas falhas, por isso é de considerar que estas são decisões, que na maior parte das vezes não deve tomar, como empreendedor ou investidor de um projecto:

Análise de projectos. Se está a analisar um novo negócio, não tome decisões precipitadas sobre se investir ou não nesse projecto, sem consultar as tendências de mercado. Temos um exemplo que ilustra bem esta situação. Quando foi apresentado ao investidor e empreendedor Tony Hsieh, o projecto da Zappos, uma sapataria on-line, a sua primeira reacção foi; como é que alguém vai comprar um sapato pela internet?. Quase não investiu no projecto, até que num determinado momento, o promotor do projecto lhe entregou um estudo que dizia que o mercado da venda por catalogo, e envio por correio de sapatos, estava em franca ascensão. Este dado foi decisivo para Tony Hsieh acreditar no projecto. O resultado, depois de uns sofridos anos a tentar fazer crescer a empresa, foi a venda da mesma à Amazon, por mais de 1,2 biliões de dólares. Se é empreendedor e tem um projecto que ninguém acredita nele, tente levar ao seu investidor um estudo que prove que a sua ideia vai ter sucesso. Se é investidor não tome decisões sem averiguar sobre as tendências de mercado.

O promotor e o negócio. Inventar um negócio porque ouvimos falar que o vizinho ganhava muito dinheiro com ele, é um dos tópicos que pertence à lista do "não fazer". Não devemos, nem ser promotores de um negócio que não dominamos, e que não conhecemos a sua indústria, nem investidores de promotores que não conhecem o mercado onde desenvolvem o seu negócio. No passado decidi abrir uma clinica porque tinha médicos na família, e porque achava que as clinicas davam muito dinheiro. Eu não sou médico, nem domínio o negócio das clinicas, por isso não deveria ter sido o promotor desta ideia. Por sorte não perdi dinheiro porque consegui vende-la, e aprendi uma lição sem perder dinheiro. Não entre em negócios sem os conhecer porque existem muitas particularidades que lhe vão escapar, e nem sempre vai entender porque não teve sucesso. Como promotor, quando decidir criar um negócio, deve ser porque o domina, e não porque ouviu falar que aquele podia ser um bom negócio.

Conhecer pessoas. Não se deve conhecer pessoas apenas porque interessam para o nosso negócio. Conhecer pessoas enriquece o nosso conhecimento no seu todo. Devemos conhecer todo o tipo de pessoas sem descriminar, porque nunca saberá se alguém não o irá surpreender e dar-lhe a resposta que sempre andou à procura. Conviva porque faz bem à alma, e aporta conhecimento de forma gratuita. Se um dia um negócio cruza por essa pessoa que conheceu, já tem o contacto. Mas mais saudável será essa relação que a relação iniciada a propósito do negócio. O conhecimento de outros evitam muito dos nossos erros, e a perda de tempo.

Não há calor sem lenha. Esta é uma frase de Matthias Schmelz, que pode encontrar no seu último livro "investir como um milionário". Um livro muito interessante e de fácil leitura, que recomendo não só a investidores, como também a empreendedores. Foi dos livros que mais notas tomei, mais de 30, pelo conteúdo interessante que tem, e dicas muito úteis vindas do próprio autor, de acordo com a sua experiência de vida. Esta frase marcou-me e é muito certa: se não deitamos lenha à fogueira não há calor, ou seja, se não oferecemos às pessoas serviços ou produtos que sejam necessários e úteis, não conseguimos troca-los por dinheiro, cita o autor. Não deixe a lareira arrefecer. Nós sabemos disto, mas muitos não entendemos a lógica, e depois de ler a forma em como está escrito no livro, leva-nos a pensar em muitas outras acções que não devemos fazer nos nossos clientes, que não apliquem esta lógica de servir antes de esperar receber dinheiro.



Dicas



1. Ler enriquece a nossa mente, evita erros e leva-nos ao sucesso mais rápido. Ler nunca é demais.
2. O poder de várias mentes juntas ultrapassa qualquer mente solitária. Junte-se a outros para ter uma mente poderosa.




Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "O que não fazer"

*Fundador e líder executivo da Zonadvanced - Grupo First
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