Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
19 de Julho de 2016 às 19:10

O Retalho moderno

A tecnologia, genericamente denominada iBeacon, que permite esta interação com os clientes é recente, tendo sido lançada no mercado em 2013 pela Apple, mas logo seguida por uma variedade de outros fabricantes.

  • ...

O Retalho moderno é cada vez mais digital. Muitas lojas e cadeias de retalho internacionais estão cada vez mais a equipar-se para interagir em tempo real com os clientes que as visitam, chamando-lhes à atenção para as novidades, oferecendo descontos personalizados ou simplesmente indicando onde estão localizados os diferentes produtos.

 

Naturalmente a interação humana é indispensável para aconselhamento ou para ajudar no processo de decisão, mas pensemos quantas vezes já entramos e saímos de grandes lojas sem termos falado com nenhum empregado. Ou quantas vezes poderíamos ter comprado um livro, uma peça de roupa, ou qualquer outro item se tivéssemos tido um desconto especial. Ou simplesmente porque não estava exposto de forma visível. Quanto poderíamos ter aproveitado se recebêssemos a informação certa no momento certo.

 

A comunicação digital com os clientes que se encontram no interior de centros comerciais é útil para chamar à atenção de lojas novas, de espaços renovados, produtos em promoção, ou qualquer outro tipo de mensagem.

 

A banca tem vindo a usar esta forma de comunicação especialmente para identificar quem entra dando-lhes boas-vindas personalizadas, notificando-os dos tempos de espera para os vários serviços, caixa ou atendimento personalizado, informando-os sobre novos produtos ou inquirindo-os sobre temas diversos inquéritos nomeadamente sobre a satisfação com o serviço prestado.

 

Pode também, com vantagem, ser experimentada em Museus, em Feiras Comerciais, Grandes Concertos do tipo Rock in Rio, em Aeroportos, sempre que no interior de um espaço relativamente confinado uma entidade pretende comunicar com as pessoas presentes.

 

A tecnologia, genericamente denominada iBeacon, que permite esta interação com os clientes é recente, tendo sido lançada no mercado em 2013 pela Apple, mas logo seguida por uma variedade de outros fabricantes.

 

O iBeacon está a expandir-se a grande velocidade à medida que grandes retalhistas de várias áreas a incorporam na sua oferta de valor, permitindo aos clientes uma experiência mais completa durante a visita às suas lojas ou pontos de venda.

 

Baseado no Bluetooth, o iBeacon, é uma solução para uma comunicação num raio limitado (tamanho da loja) com os detentores de telemóveis com tecnologia iOS ou Android. O custo dos emissores é bastante acessível, situando-se abaixo dos 20€ na generalidade dos casos.

 

Esperemos que em breve os retalhistas portugueses se juntem a esta onda tecnológica e modernizem as suas lojas. O mundo pula e avança e não espera.

 

Economista

 

Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio