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Com os avanços tecnológicos e as mudanças geracionais, deixaremos de ter o nosso próprio carro?

É verdade que as vendas de automóveis em Portugal não mostravam um cenário tão positivo para o setor desde 2002, mostrando que a recuperação económica se começa a sentir, contudo pergunto-me se o futuro do segmento automóvel passará mesmo por sermos os proprietários de um carro.

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Toda a vida vivi em Lisboa e hoje em dia, sempre que tenho de ir à capital, os meus níveis de stress e ansiedade apoderam-se de mim. O motivo é apenas um – o trânsito desenfreado que se vive naquela cidade. A quantidade de carros, misturados com autocarros turísticos, tuk-tuks e afins, juntamente com a dificuldade em estacionar no centro da cidade, são motivos suficientes para evitar marcar qualquer reunião em Lisboa.

 

Com a digitalização a conquistar o mundo, muitas soluções alternativas à mobilidade atual têm aparecido como resposta a este inevitável flagelo, muito causado pela bem-vinda "invasão" de turistas ao nosso belo país.

 

Tenho a sorte de ser pai de uma "millennial" que me vai atualizando quanto a estas novas tecnologias, em que a última foi uma aplicação de aluguer de motorizadas elétricas onde as podemos levantar com o comando de uma aplicação no telemóvel. Não existe qualquer interação humana, o pagamento é feito diretamente no cartão e o capacete está debaixo do banco. Querem algo mais cómodo do que isto? Já me imagino a apanhar tranquilamente um comboio de S. João para o Cais de Sodré, agarrar numa destas motinhas e estar no Saldanha durante hora de ponta em menos de 40 minutos! Ter carro começa a deixar de fazer sentido, não concordam?

 

A realidade é que, para quem vive em centros urbanos, já não existe o prazer da condução. Passamos a maioria do tempo atrás do volante em filas de trânsito. O ambiente ressente-se e a produtividade diminui. Ainda que seja um purista e amante de carros, estou a render-me cada vez mais às novas soluções de mobilidade onde teremos tempo para refletir, trabalhar ou somente descansar em detrimento da visão constante dos stops do carro da frente.

 

Um estudo da Deloitte indica que as novas gerações já tendem mais para o chamado "pay-per-use mobility", que não é mais do que "pagas o que usas", em vez de adquirirem carro. O estudo menciona que quase 50% da "geração Y" gosta de utilizar o smartphone para ir do ponto A ao ponto B (ex. Uber) e já planeia as suas viagens para efetuar multitarefas.

 

Claro que os hábitos que me acompanham desde sempre me tornaram "automóvel-dependente", mas temos de estar atentos às novas gerações habituadas ao imediatismo e ao descartável.

 

Esta nova abordagem à mobilidade, mais do que uma tendência, apresenta-se hoje como uma realidade e vai obrigar a que todos os setores se reinventem de modo a adaptar-se às necessidades do consumidor.

 

Diretor-geral da Carglass® em Portugal

 

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

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