Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
28 de Agosto de 2016 às 18:10

Produtiférias & ócio criativo

Nos últimos tempos tenho dedicado algum tempo à investigação do que aumenta a nossa produtividade individual e empresarial.

  • ...

Cada vez mais me interrogo sobre a forma como estão organizadas as empresas e demais instituições. Se por um lado tanta coisa mudou nos últimos anos, nomeadamente ao nível tecnológico, porque é que mantemos determinados padrões de comportamento organizacional?

 

Se por um lado reconheço que em ambiente industrial, agrícola ou hospitalar as máquinas evoluíram, mas é necessária sempre a presença humana e a realização de turnos etc, etc… Não compreendo de todo como principalmente no sector dos serviços, continuamos a deslocarmo-nos todos os dias de casa para o nosso posto de trabalho, até quando muitos destes colaboradores do sector terciário passam o dia em frente de um computador ou ao telefone. Será que não conseguiriam fazer o mesmo a partir de casa e assim ganhar por exemplo duas horas por dia para disfrutar a vida?

 

Se pouparmos duas horas por dia e multiplicarmos por duzentos e cinquenta e um dias uteis perfaz o valor de vinte dias extra por ano de férias. Não é bom?

 

E já agora qual será a grande vantagem de termos mais dias de férias?

 

A grande vantagem é que se tivermos mais dias de férias seremos mais produtivos e criativos.

 

A quebra da rotina diária introduz naturalmente relaxamento através da diminuição no nosso corpo de adrenalina e também de cortisol. A diminuição da circulação destas substancias melhora o funcionamento do nosso sistema imunitário, logo se melhorarmos o nosso sistema imunitário consequentemente teremos melhor saúde e quando voltarmos ao trabalho estaremos mais saudáveis.

 

Alem dos efeitos benéficos para a saúde, muitas vezes é nas férias que temos novas ideias e soluções. Nesta sentido Goleman defende que " a consciência aberta cria uma plataforma mental para descobertas e "insights" inesperados", ou seja, as férias melhoram a nossa produtividade criativa.

 

Ainda neste contexto é muito interessante o conceito de "Ócio criativo" do sociólogo italiano Domenico De Masi, este investigador defende que devemos cruzar o trabalho, o estudo e o lazer e que não devemos separar estes três momentos, ou seja, o ideal é que nós no nosso dia-a-dia nem saibamos qual das três coisas estamos a fazer. De Masi também promove que dediquemos nos tempos ociosos tempo para habilidades não utilizadas na nossa rotina.

 

De Masi defende que a grande produtividade filosófica, artística e política da antiga civilização grega deveu-se ao facto de os grande pensadores gregos terem a noção que era fundamental ter uma mente e um corpo são e neste sentido dedicavam bastante tempo a atividades ociosas.

 

Podemos concluir que as férias e o tempo ocioso são fundamentais para o aumento da nossa produtividade, até porque a equação da produtividade é produzir e máximo no menor número de horas e não o que muitos defendem, em que fazem corresponder numa lógica de variáveis dependentes o aumento do número de horas de trabalho com o aumento de produtividade.

 

Gestor e Professor Universitário

 

Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio