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Quem é Nils Rokke?
Nils Rokke é actualmente vice-presidente executivo para a área de sustentabilidade do centro de estudos norueguês SINTEF, o maior centro de investigação e desenvolvimento da Escandinávia. Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) em Trondheim, juntou-se ao SINTEF em 2004, assumindo então o cargo de vice-presidente para a tecnologia de gás, tendo também assumido responsabilidades para a área de alterações climáticas do centro de estudos entre 2008 e 2015.
Porquê o carro eléctrico?
Quando chega a hora de comprar carro e escolher entre veículo a combustão interna e um eléctrico muito noruegueses estão a optar pelo carro amigo do ambiente. Mas porquê? Um inquérito realizado em 2016 na Noruega entre os proprietários de carro eléctrico não deixa espaço para dúvidas: 67% dos inquiridos aponta que as razões económicas são a principal razão para comprar um veículo eléctrico, revelou o investigador Nils Rokke na sua apresentação. Na segunda posição surgem as razões ambientais com 21% de respostas positivas.
Que incentivos é que existem?
As políticas de incentivo à compra de veículos com baixas emissões teve lugar no início da década de 90, explicou o investigador e vice-presidente executivo para a área de sustentabilidade do centro de estudos norueguês SINTEF. Em 1993, estes veículos deixaram de pagar pelo estacionamento público. Depois, foram eliminadas as portagens. Mais tarde, foi eliminado o pagamento de IVA, isto é, a compra de carros eléctricos deixou de ser tributada por completo em 2001. Em 2005, o imposto de circulação foi reduzido para zero. Outros incentivos, incluem a abertura das faixas bus para estes veículos, assim como o fim dos pagamentos nos ferries. Em 2009, o fim dos incentivos foi atirado para 2017, mas em 2015 o Parlamento norueguês estendeu os incentivos até 2020.
150
Eléctricos e híbridos
Na Noruega existem actualmente 150 mil carros eléctricos e híbridos plug-in.
Electricidade é barata
Conforme sublinhou Nils Rokke na sua apresentação, a electricidade em casa na Noruega é barata, sendo por isso competitivo abastecer o carro eléctrico na habitação. A grande maioria da electricidade (99%) é gerada a partir de fontes renováveis (97% a partir de energia hídrica e 2% a partir de energia eólica).
Carros "normais" são muito caros
Outro dos incentivos à compra de carro eléctrico é que os carros movidos a gasóleo ou a gasolina são muito caros. Na sua apresentação, Nils Rokke explicou que os carros são taxados de acordo com o seu peso, emissões e estão sujeitos a uma taxa de IVA de 25%. Comparando com a Alemanha, por exemplo, os carros podem custar o dobro do preço, dependendo da sua classe. Como os carros eléctricos não têm impostos, tornaram-se competitivos face aos carros movidos a combustão interna. Um Volkswagen Golf eléctrico, por exemplo, é ligeiramente mais barato do que o seu irmão movido a gasóleo ou gasolina. Já o Nissan Leaf, por seu turno, é um carro "low cost", de acordo com os padrões noruegueses, com o preço a rondar os 25 mil euros.
Líder de vendas
A nação escandinava liderou as vendas de carros eléctricos em 2015 e 2016 na Europa. Actualmente 40% das vendas de carros novos no país são de eléctricos, híbridos plug-in ou movidos a hidrogénio. Olhando para o parque automóvel total de carros de passageiros de 2,6 milhões de veículos, 3,75% são carros eléctricos, enquanto 1,4% são veículos híbridos plug-in. Para o futuro, Nils Rokke prevê um crescimento dos carros autónomos.