Notícia
Volkswagen “ataca” Tesla com linha de carros eléctricos
A construtora automóvel alemã quer concorrer com a empresa de Elon Musk com planos para dar a conhecer quatro modelos eléctricos mais baratos nos próximos anos.
A Volkswagen (VW) quer combater a Tesla com o lançamento de quatro modelos de carros eléctricos nos próximos anos, segundo a Bloomberg. A empresa alemã conseguiu um "progresso enorme" na redução de produtos nos seus carros totalmente eléctricos, disse Christian Senger, que lidera a divisão de carros eléctricos da VW.
O responsável falou em Xangai e adiantou que os modelos serão vendidos com a marca I.D. e que serão em parte desenvolvidos na China. Incluirão um veículo desportivo, um "sedan" e um "hatchback".
"Vender os nossos carros eléctricos a um preço semelhante aos de combustão pode mudar as regras do jogo", disse Senger. "Estamos a usar a necessidade de mudar os motores de combustão para os eléctricos para reinventar a marca VW", referiu.
A aposta nos modelos eléctricos é uma das estratégias da VW para ultrapassar o "dieselgate", o escândalo de manipulação de emissões em que a empresa se viu envolvida. O mercado chinês terá um papel importante para a construtora automóvel no futuro, tendo o governo de Pequim avançado com metas ambiciosas para a redução da poluição no país.
A Tesla tem sido o calcanhar de Aquiles das empresas mais tradicionais do sector, tendo ultrapassado a Ford e a General Motors em valor este mês nos EUA. Mas os custos por veículo ainda são muito elevados para que os carros sejam rentáveis e os construtores são obrigados a manter os modelos convencionais.
Este ano, o mercado de carros eléctricos deverá crescer 26% para 950 mil veículos por ano, com o Chevrolet Bolt e o Modelo 3 da Tesla a liderar as vendas. A VW quer vender um milhão de carros totalmente eléctricos até 2025.