Outros sites Medialivre
Caixa Empresas
Notícia

Economia do mar traz valor a Portugal

As atividades baseadas no mar já representam três por cento da riqueza nacional – cerca de cinco mil milhões de euros – e o Governo quer ultrapassar “a fasquia dos quatro por cento até 2020”.

12 de Junho de 2015 às 09:00
  • ...

Com o apoio de fundos comunitários e do financiamento do mercado, Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar, traçou esta meta de crescimento na Blue Week – Semana Azul.

 

O potencial de crescimento da economia do mar no PIB foi unanimemente reconhecido pelos diversos intervenientes nas conferências, seja pela localização geográfica de Portugal, seja pela "diversidade, que faz de nós um país grande em miniatura", na síntese de Filipe Ravara, diretor do Centro de Agronegócios da Caixa Geral de Depósitos.

 

Na conferência de encerramento do Blue Business Forum, sob o lema "Como fazer negócios no mar", Filipe Ravara defendeu existirem, ao nível oceânico, condições para que Portugal seja "um Silicon Valley de recursos produtivos", sendo por isso necessário "criar um Alqueva do mar".

Exemplos mais do que prometedores não faltam. Dos de enorme dimensão às startups. Seja o potencial de Sines, "o porto europeu de águas profundas mais próximo de um alargado Canal do Panamá", sejam os projetos emergentes de investigação e investimento em produtos como o pão de algas, produzido em Peniche, ou os serviços da Flying Sharks, empresa que transporta tubarões para aquários de todo o mundo.

 

A qualquer nível, mas em especial para os novos empresários, o financiamento hoje já não é uma miragem. A necessidade de capital de risco para investir, situação várias vezes abordada nas conferências da Blue Week, teve como resposta de Filipe Ravara a existência de "soluções financeiras na CGD, incluindo uma modalidade de crédito em que capital e juros podem ser reembolsados ao fim de algum tempo".

 

Da parte do gestor, ficou a garantia aos empresários de que os projetos apresentados são sempre pormenorizadamente avaliados na Caixa Geral de Depósitos, instituição com diversas soluções financeiras para o setor primário e para a fileira do mar.

 

É o caso da linha de crédito da CGD com base no PROMAR, programa de financiamento comunitário que será agora continuado pelo PO Mar 2020, com 392 milhões de euros e "muito mais elegibilidades", segundo a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

 

Além da reunião em Lisboa com cerca de 70 ministros para avaliar as políticas sobre o mar – cimeira que deverá ter uma segunda edição já no próximo ano –, a FIL foi o palco principal da Blue Week, entre 4 e 6 de junho e com a associação da Caixa Geral dos Depósitos. O Blue Business Forum juntou mais de centena e meia de expositores, mostrando uma rede de atividades relacionadas com o mar, das tradicionais pescas, navegação, área portuária e defesa aos negócios emergentes e à investigação científica.

Mais notícias