Do surf ao golfe, passando pelas reservas naturais, pelas praias, pela gastronomia, a história ou os vinhos, o turismo traz todos os anos a Portugal mais de 16 milhões de visitantes e turistas estrangeiros. Um sucesso em grande parte conseguido pelas apostas numa oferta com cada vez mais qualidade e na conquista de novos mercados, como o russo ou o chinês, em complemento dos mercados mais maduros e tradicionais, como o europeu, o norte-americano ou o brasileiro.
Lisboa, Porto, Douro, Algarve e Alentejo são algumas das regiões que têm somado distinções e prémios internacionais, justificando o interesse crescente dos jornais e revistas de todo o mundo. Os projetos turísticos multiplicam-se, de norte a sul do País, desde grandes investimentos aos pequenos hostels e hotéis de charme, passando por novos espaços de restauração, bares e esplanadas e apoios de praia.
A crise e a conjuntura económica limitaram, no entanto, o financiamento de muitos projetos, levando o Turismo de Portugal, em parceria com os bancos, a lançar várias linhas de apoio ao setor, com garantias extras, co-participação da banca no financiamento e outras condições especiais.
A linha de apoio ao empreendedorismo fomenta a criação e o crescimento de novas empresas no setor do turismo, nas áreas da animação, da restauração e dos serviços turísticos. A linha de apoio à qualificação da oferta, com um orçamento total de 120 milhões de euros, tem foco nos projetos de requalificação de empreendimentos turísticos existentes. As linhas de apoio à tesouraria e à consolidação financeira centram-se na resolução das dificuldades de tesouraria das empresas, através de crédito e do factoring, atenuando o efeito da sazonalidade turística. Os bancos atuam como financiadores e braços operacionais no apoio à implementação dos projetos aprovados, sendo por isso parte crucial no desenvolvimento sustentável do setor.
Veja como a Caixa o pode ajudar em: