Outros sites Medialivre
Caixa Empresas
Notícia

Caixa 2020 agiliza financiamentos comunitários

Além do aconselhamento técnico, as soluções da CGD oferecem financiamento complementar às candidaturas aos fundos comunitários do Portugal 2020.

28 de Junho de 2016 às 10:00

São 11,4 milhões de euros por dia de fundos comunitários ao dispor de Portugal até ao ano 2020. Mas até final do mês de maio, apenas 202 milhões tinham chegado efetivamente às empresas. Pelo balanço divulgado recentemente pelo secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, 4.350 projetos já estão contratados, de entre as 16.500 candidaturas apresentadas.


Empresários e o próprio governo coincidem na urgência no lançamento de novos concursos e na concretização e aprovação de candidaturas para aproveitar da melhor forma os cerca de 25 mil milhões incluídos no Portugal 2020. Por isso, a necessidade de liquidez tem colocado a banca num ponto-chave no apoio ao investimento.


Na vanguarda, a CGD lançou a solução Caixa 2020, sustentada por 26 gabinetes Caixa Empresas disseminados por todo o país, prontos a prestar aconselhamento complementar aos empresários, cujas candidaturas, no âmbito do novo programa comunitário de apoio, são efetuadas unicamente através de canais digitais.

Os serviços de consultoria do Caixa 2020 preveem assim aconselhamento e apoio aos empresários no âmbito das suas candidaturas, desde o enquadramento prévio destas, aos planos de negócio, à formalização e acompanhamento posterior dos projetos.


A par deste apoio, a solução da CGD pressupõe também durante a avaliação do projeto, a emissão de Declarações de Intenção de Financiamento, o que permite apresentar uma candidatura a um programa, já com fontes de financiamento identificadas.


Na fase de implementação do projeto, as empresas podem então obter crédito a curto prazo e garantias bancárias por parte do Caixa 2020, até ao pagamento dos incentivos aprovados.


Já a médio e longo prazo, os empresários dispõem de instrumentos que cobrem componentes eventualmente não enquadráveis nos programas comunitários, como sejam a aquisição de imóveis, viaturas e terrenos. Nestes casos, os montantes dos financiamentos são ajustados aos projetos e às necessidades de financiamento complementares, com prazos até 10 anos e períodos de carência até 2 anos.

Há cerca de um ano, os mais altos responsáveis da Caixa Geral de Depósitos afiançaram que o banco tinha mil milhões de euros previstos para apoios a projetos enquadrados no Portugal 2020.


Este quinto Quadro Comunitário de Apoio, o Portugal 2020, além de programas operacionais de desenvolvimento regional, no continente e nas regiões autónomas, foi desenhado em programas operacionais temáticos. Para apoio a particulares e empresas privadas ou públicas, há 4,4 mil milhões para projetos de reforço da competitividade e de internacionalização, 2,13 mil milhões para projetos de inclusão social e emprego, 3,1 mil milhões para o desenvolvimento e formação de capital humano, 2,5 mil milhões para projetos de sustentabilidade e eficiência na utilização de recursos e 3,6 mil milhões para o desenvolvimento rural.


VEJA TODOS OS CONTEÚDOS Caixa Empresas.

Mais notícias