Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida de Itália a 30 anos em mínimos históricos depois de vitória do Syriza

As taxas de juro da dívida transalpina seguem com um sentimento indefinido depois de o Syriza ter vencido as eleições legislativas gregas que tiveram lugar este domingo. No entanto, na maturidade a 30 anos a taxa de juro exigida a Roma caiu para o valor mais baixo de sempre.

22 - Itália
26 de Janeiro de 2015 às 12:32
  • 1
  • ...

A taxa de juro exigida pelos investidores nos mercados secundários para comprar dívida pública italiana recua, no prazo a 30 anos, para mínimos históricos. Nesta maturidade, a taxa de juro segue agora a recuar 11,6 pontos base para 2,568%, enquanto no prazo a 10 anos desce 1,4 pontos para 1,513%. A 23 de Janeiro, a taxa de juro a 10 anos havia recuado para um mínimo histórico de 1,413%.

 

O comportamento nas maturidades mais longas dos juros da dívida transalpina contrasta com a subida que se está a registar nos prazos inferiores a 7 anos. A 2 anos, a taxa de juro pedida a Itália para que possa colocar dívida nos mercados secundários avança 1,1 pontos para 0,333%, enquanto a 5 anos sobe 2,4 pontos para 0,733%.

 

A contribuir para os mínimos históricos das "yield" italianas a 10 e 30 anos está o anúncio, pelo Banco Central Europeu (BCE), de que irá adoptar um programa alargado de compra de títulos da dívida dos Estados-membros. O BCE vai investir 60 mil milhões de euros mensais na compra de títulos pelo menos até Setembro de 2016.

 

Segundo a agência Bloomberg, a apoiar o comportamento descendente da dívida a longo prazo da dívida italiana está ainda o facto de o Goldman Sachs e a BlackRock terem afirmado a convicção de que a vitória da coligação de esquerda radical Syriza nas legislativa gregas deste domingo não terão efeitos de contágio relativamente a Itália e a Espanha.

 

Por seu lado, os juros da dívida espanhola seguem a subir em todas as maturidades, excepto nos prazos a 15 e a 30 anos. A "yield" exigida a Madrid para colocar dívida no prazo a 30 anos segue a descer 6 pontos base para 2,357%.

Ver comentários
Saber mais Itália BCE Espanha Taxa de Juro Goldman Sachs BlackRock Syriza Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio