Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Certificados captam mais de 300 milhões no mês das OTRV

Os portugueses continuam a aplicar montante avultados mensalmente nos produtos do Estado, especialmente nos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) devido à taxa de 2,25%.

Pedro Elias
19 de Maio de 2016 às 11:45
  • 8
  • ...

Os certificados continuam no radar dos pequenos investidores, apesar do surgimento de um novo produto do Estado, as Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV). Foram aplicados 316 milhões de euros nestes títulos, com os Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) a captarem a quase totalidade dos novos fundos captados durante o mês de Abril.


De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, os certificados de aforro receberam, em termos líquidos, 17 milhões de euros em Abril, elevando o total para 12.891 milhões de euros. Foi o mês mais fraco desde Novembro, sendo que o saldo no ano ascende a cerca de 100 milhões de euros. Bem mais dinheiro está a ser captado pelos CTPM, que conquistam quase três vezes mais por mês.


Os CTPM, um produto a cinco anos com uma taxa crescente que permite um juro bruto médio anual de 2,25%, captaram 298 milhões de euros no último mês, com o total no ano a ascender a 1.172 milhões. Obtiveram menos que os 323 milhões de euros registados em Março, mas não muito, isto num mês que ficou marcado pelo lançamento de mais um produto de poupança do Estado, as OTRV.


A procura pelas OTRV ascendeu a 1.234 milhões de euros, conseguindo o Estado captar os 750 milhões pretendidos junto de mais de 36 mil investidores. "Conseguirmos cumprir o objectivo de alargar a nossa base de investidores", refere a responsável do Tesouro, devido à canalização de diferentes poupanças. "Temos que salientar que não houve qualquer impacto em relação aos outros produtos que o IGCP também vende", salientou Cristina Casalinho, a presidente do IGCP.

Ver comentários
Saber mais certificados aforro tesouro investimento poupança juros depósitos bancos OTRV CTPM
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio