Notícia
Banif deixa de ter obrigações garantidas pelo Estado
O banco cancelou hoje o valor remanescente dos empréstimos obrigacionistas garantidos pelo Estado, no montante de 595 milhões de euros.
O Banif anunciou, em comunicado, que pagou ao Estado, esta quarta-feira, 1 de Outubro, o valor que faltava dos empréstimos com garantia pública, no valor de 595 milhões de euros.
"O Banif cancelou hoje o valor remanescente dos empréstimos obrigacionistas garantidos pela República Portuguesa, no montante de 595 milhões de euros com data de vencimento em Dezembro de 2014 - 500 milhões de euros respeitantes ao Banif, e 95 milhões de euros respeitantes ao Banif-Banco de Investimento", refere o documento.
Com esta redução antecipada, o Banif extingue a totalidade dos 1.175 milhões de euros de empréstimos com garantia pública, libertando o Estado Português desta responsabilidade, acrescenta o comunicado.
O anúncio foi divulgado poucas horas depois de o Banco Comercial Português ter feito o mesmo. O banco liderado por Nuno Amado cancelou as obrigações que tinha garantidas pelo Estado, num montante total de 2.250 milhões de euros. O BCP ficou, também assim, sem estes instrumentos de dívida, poupando nas comissões pagas.