Notícia
Tesouro quer angariar até mil milhões com dívida a dez anos
Mais de um mês depois, o IGCP voltará a realizar uma operação de dívida de médio e longo prazo sem a ajuda de um sindicato bancário. Desta feita, recorrerá apenas a uma linha de títulos, com o objectivo de recolher até mil milhões de euros.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou um leilão de obrigações do Tesouro (OT) para a próxima quarta-feira, 11 de Maio. Em causa estão títulos a dez anos, com os quais o Tesouro pretende angariar até mil milhões de euros. Este é apenas o terceiro leilão de dívida de Portugal realizado desde o início deste ano.
"O IGCP vai realizar no próximo dia 11 de Maio, pelas 10:30 horas, um leilão da OT com maturidade em Julho de 2026", revelou o instituto liderado por Cristina Casalinho (na foto) esta sexta-feira, 6 de Maio. Uma operação para a qual o Tesouro definiu "um montante indicativo entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões".
A última vez que o Tesouro realizou um leilão de OT a dez anos foi a 9 de Março, tendo angariado, então, 621 milhões de euros a uma taxa de 3,138%. Tratando-se de uma dupla colocação, Portugal emitiu também no mesmo dia 594 milhões em dívida a cinco anos.
E esta será apenas a terceira vez em 2016 que o IGCP recorre ao mercado de dívida sem a ajuda de um sindicato bancário. A outra operação realizada foi também em Março, mas no dia 23, com o instituto liderado por Cristina Casalinho a colocar 1.007 milhões de euros em títulos a cinco e 14 anos.
Esta operação já era antecipada pelos analistas. "Estamos convencidos que o IGCP anunciará esta tarde que irá realizar um leilão de obrigações na próxima quarta-feira", apontava David Schnautz, numa nota emitida na manhã desta sexta-feira. O analista antecipava, no entanto, outra dupla colocação de títulos com um objectivo máximo de 1,25 mil milhões de euros.
O anúncio surge numa sessão em que os juros da dívida portuguesa estão a negociar em alta, à espera de conhecer qual será a decisão da Moody’s em relação ao "rating" para Portugal, também esperado para hoje. A taxa de juro das obrigações a dez anos está a subir 3,8 pontos base para 3,309%, tendo já chegado a negociar 5,3 pontos acima do fecho da última sessão.
(Notícia actualizada às 16:24, com mais informação)