Notícia
"Stock" de certificados continua em queda. Famílias tiram 128 milhões em abril
O "stock" de certificados de aforro registou uma quebra mensal de 28 milhões de euros em abril. Além disso, as famílias retiraram 99,8 milhões dos certificados do Tesouro.
As famílias voltaram a retirar dinheiro dos certificados, mantendo a tendência que se observa desde o final do ano passado.
Ao todo, o "stock" de certificados de aforro registou uma quebra mensal de 28 milhões de euros em abril para 33.967,32 milhões de euros.
Feitas as contas, as famílias retiraram quase 128 milhões de euros dos produtos de poupança do Estado em abril, tendo sido o oitavo mês consecutivo de queda do "stock" conjunto.
Até agosto do ano passado, o dinheiro que entrava em certificados de aforro mais do que compensava a saída registada nos certificados do Tesouro, mas tal deixou de acontecer, o que levou a uma redução do montante total destes dois produtos desde setembro. A tendência manteve-se ao longo dos últimos quatro meses do ano passado e transitou também 2024.
O reforço dos depósitos por parte dos bancos e depois do travão à subida de juros nos certificados de aforro, com a introdução de uma nova série, os produtos de poupança do Estado têm-se tornado menos atrativos.
(Notícia atualizada às 11h35).