Notícia
S&P admite subir o “rating” da CGD
A Standard & Poor’s manteve o “creditwatch” do banco estatal em “positivo”, admitindo rever em alta a notação financeira da Caixa Geral de Depósitos.
A S&P anunciou "que manteve o ‘creditwatch’ positivo" para a Caixa Geral de Depósitos (CGD), cuja notação financeira se encontra em BB-, o que significa que está três níveis abaixo do patamar considerado de investimento.
A agência de notação realça a concretização da primeira fase do aumento de capital do banco estatal, conseguido através da conversão dos CoCos e da transferência da participação da Parcaixa. No total, estas duas operações representaram 1.444 milhões de euros para o capital da Caixa. Faltam agora os 2,7 mil milhões de injecção de capital, e mais mil milhões através da emissão de dívida subordinada, que deverá ser concretizado em parte em Março.
A agência salienta, contudo, que "o montante final, a altura e o uso específico da injecção de capital ainda por realizar no banco estão por determinar", além de ser necessária a aprovação formal de Bruxelas, sublinha a S&P. "O capital final a ser injectado também vai depender da visão estratégica da nova equipa de gestão, que tomou posse a 1 de Fevereiro."
Assim, a agência precisa de "mais clarificação" sobre o processo de recapitalização da Caixa e só depois estará "em posição para avaliar as implicações" destas operações.
Ainda assim, "antecipamos que possamos elevar em uma nota" o "rating" da Caixa ou "mantê-lo" no nível em que se encontra.