Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Programa do BCE atingiu 3,2 mil milhões só no primeiro dia

Ao contrário dos rumores que circulavam no mercado, o programa do BCE não teve um começo fraco. Mantendo-se o ritmo, o objectivo mensal de 60 mil milhões de euros será alcançado.

Bloomberg
10 de Março de 2015 às 18:37
  • 5
  • ...

O programa de compra de activos do sector público (PSPP) atingiu 3,2 mil milhões de euros, só no primeiro dia. A revelação foi feita por Benoît Cœuré, membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu (BCE), num discurso em Frankfurt esta terça-feira, 10 de Março. Desta forma, disse, o objectivo de atingir os 60 mil milhões por mês está ao alcance.

 

"A 9 de Março, o Eurosistema lançou o seu PSPP. Nesse dia, o Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais da Zona Euro compraram 3,2 mil milhões de euros em obrigações do sector público, colocando o programa a caminho de atingir um total de 60 mil milhões em Março", afirmou Benoît Cœuré, na "Segunda Conferência Internacional sobre Mercados de Obrigações Soberanas", realizado na Alemanha.

 

Feitas as contas, mantendo-se o ritmo num mês com 20 dias úteis, as compras ascenderiam a um total de 64 mil milhões de euros, acima do objectivo traçado inicialmente pelo BCE. Ao revelar este número, o responsável da instituição monetária põe, assim, fim aos rumores de que as intervenções no mercado estariam a ser muito fracas. 

 

Mas Benoît Cœuré apontou também para as críticas de que não haveria dívida suficiente no mercado para o BCE comprar. "Na maturidade definida entre dois e 30 anos, os volumes nominais transaccionáveis são cerca de 4,6 biliões de euros em obrigações soberanas, 277 mil milhões em agências governamentais e 400 mil milhões em instituições supranacionais", notou o responsável.

 

E salientou: "Isto é bem acima do objectivo traçado para todos os programas de compra de activos". Ainda assim, admitiu, "alguns detentores de activos poderão não estar dispostos a vender".

 

(Notícia actualizada às 18h53, com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Benoît Cœuré Conselho Executivo do Banco Central Europeu BCE Banco Central Europeu Zona Euro economia negócios e finanças política monetária mercado de dívida obrigações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio