Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Compras de dívida do BCE atingem 9,8 mil milhões de euros em três dias

Benoît Cœuré revelou que, em apenas três dias, o BCE comprou 9,8 mil milhões de euros em títulos de dívida pública com uma maturidade média de nove anos. O banco central está a evitar as 'yields' negativas dos prazos mais curtos.

Bloomberg
12 de Março de 2015 às 08:54
  • 2
  • ...

O programa do Banco Central Europeu (BCE) de compra de activos do sector público atingiu 9,8 mil milhões de euros nos três primeiros dias, avançou esta quinta-feira, 12 de Março, Benoît Cœuré, membro do Conselho Executivo do BCE.

 

"Começámos na segunda-feira" e "comprámos 9,8 mil milhões de euros em três dias", revelou Coeure em declarações proferidas esta manhã, em Paris, acrescentando que o programa de flexibilização quantitativa (quantitative easing) será conduzido de "forma previsível". 

 

O responsável da autoridade monetária adiantou que o banco central está a comprar títulos com uma maturidade média de nove anos, estando assim a evitar as ‘yields’ negativas dos títulos com prazos mais curtos.

 

O programa iniciado esta semana tem como objectivo a compra de 60 mil milhões de euros am activos por mês até Setembro de 2016. Mas, segundo Coeuré poderá prolongar-se além desse prazo "se necessário".

 

A compra de activos do sector público arrancou, tal como previsto, a 9 de Março e, só no primeiro dia, atingiu 3,2 mil milhões de euros, segundo revelou o mesmo responsável na terça-feira, acrescentando que o objectivo de atingir os 60 mil milhões por mês está ao alcance.

 

"A 9 de Março, o Eurosistema lançou o seu PSPP. Nesse dia, o Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais da Zona Euro compraram 3,2 mil milhões de euros em obrigações do sector público, colocando o programa a caminho de atingir um total de 60 mil milhões em Março", afirmou Benoît Cœuré a 10 de Março.

 

Em três dias a autoridade monetária gastou assim cerca de 3,3 mil milhões de euros por dia. Se o BCE mantiver este ritmo, num mês com 20 dias úteis, as compras ultrapassarão os 65 mil milhões de euros, um valor superior ao objectivo definido inicialmente pela autoridade monetária.

 

 

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu Benoît Cœuré Conselho Executivo do BCE Zona Euro economia negócios e finanças dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio