Notícia
Portugal emite até mil milhões em dívida de curto prazo
O IGCP vai realizar, a 19 de Agosto, um duplo leilão de bilhetes do Tesouro com maturidades de 3 e 11 meses, numa operação com a qual pretende encaixar até mil milhões de euros.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou esta sexta-feira, 14 de Agosto, que vai realizar na próxima quarta-feira, 19 de Agosto, dois leilões de dívida pública de curto prazo.
"O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 19 de agosto pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de BT com maturidades em 20 de Novembro de 2015 e 22 de Julho de 2016, com um montante indicativo global entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões de euros", refere uma nota enviada pelo instituto liderado por Cristina Casalinho à comunicação social.
Estas operações já estavam previstas no calendário de financiamento para o terceiro trimestre e surgem cerca de um mês depois do IGCP ter realizado o último leilão de bilhetes do Tesouro.
A 15 de Julho (os leilões de curto prazo acontecem sempre às quartas-feiras) o IGCP colocou 1,785 mil milhões. Pelos títulos com maturidade a seis meses pagou 0,014% e no leilão de dívida a 12 meses suportou um custo de 0,088%, taxas mais elevadas do que em leilões anteriores.
Agora o IGCP vai realizar leilões de dívida de maturidade mais curta (3 e 11 meses).