Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OTRV atraíram quase 70 mil investidores

O Tesouro colocou 1.200 milhões de euros em Obrigações do Tesouro de Rendimento Varíavel. A procura superou os 1.500 milhões de euros.

Pedro Elias
31 de Julho de 2017 às 16:39
  • 3
  • ...

Houve quase 70 mil investidores a apostar nas novas Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável. A procura por estes instrumentos permitiu à agência que gere o crédito público, o IGCP, aumentar o valor em oferta de 500 milhões para 1.200 milhões de euros. No total, a procura situou-se em 1.524 milhões de euros, segundo dados divulgados esta segunda-feira, 31 de Julho, pela Euronext.

No total, a operação atraiu 68.874 investidores. Mas a grande maioria não foi além de investimentos até 20 mil euros. Mais de 90% dos investidores que participaram na oferta não excederam esse valor de investimento. No entanto, houve 93 investidores a aplicarem mais de 500 mil euros nestes instrumentos de dívida do Estado. 

A remuneração desta nova OTRV desceu face às ofertas anteriores. A taxa bruta é de 1,60% ao ano, a que poderá acrescer o valor da Euribor a seis meses caso este indexante passe a ter valores positivos. Ainda assim estes títulos, que têm um prazo de cinco anos, têm um juro mais elevado que a taxa actual das Obrigações do Tesouro a cinco anos, que negoceiam em 1,2%.

 

No entanto, contrariamente aos Certificados do Tesouro Poupança Mais ou dos Certificados de Aforro, as OTRV têm custos com comissões bancárias. Quanto mais baixo o investimento, maior o peso desses custos na rentabilidade líquida final.

 

Foi a quinta emissão de OTRV feita pelo Tesouro desde o lançamento deste produto, em Maio do ano passado. No total dessas cinco emissões, o IGCP garantiu 5.650 milhões de euros em financiamento. Em 2017 foi a segunda emissão de OTRV e este instrumento de financiamento do Estado captou 2.200 milhões de euros.


(Notícia actualizada às 16:51 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais OTRV Obrigações Financiamento IGCP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio