Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IGCP mais do que duplica valor das OTRV para 1.200 milhões

O valor da emissão passa de 500 milhões para 1.200 milhões de euros. A operação decorre até ao final da próxima semana.

Pedro Elias
21 de Julho de 2017 às 19:15
  • ...

Tal como aconteceu nas anteriores operações, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) decidiu aumentar o valor da emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável que está a decorrer até ao final da próxima semana. O montante a emitir com estes títulos de obrigações para o retalho passou de 500 milhões de euros, para 1.200 milhões.


Esta emissão de obrigações para o retalho arrancou na segunda-feira, 17 de Julho, e decorre até dia 28 de Julho, sendo que o Tesouro podia até hoje aumentar o valor da oferta caso a procura o justificasse.


A remuneração oferecida nesta operação é, contudo, a mais baixa de sempre. A taxa bruta das OTRV é de 1,6%, o que representa uma redução substancial face à remuneração das anteriores emissões. Os títulos colocados em Abril pagaram uma taxa bruta de 1,9%, já abaixo dos 2% da emissão de Novembro, dos 2,05% oferecidos na operação concluída em Agosto do ano passado e dos 2,2% na estreia destes títulos, em Março.


Apesar de a taxa ter vindo a baixar, tornando o investimento pouco atractivo para montantes de investimento mais baixos, estes títulos têm atraído grande interesse junto dos investidores nacionais. Até agora, a venda de obrigações junto de clientes particulares já permitiu ao IGCP financiar-se em 4.450 milhões de euros, com a instituição liderada por Cristina Casalinho empenhada em tornar esta uma fonte regular de financiamento.


As condições da oferta mantêm-se idênticas às operações anteriores. "As ordens de subscrição serão expressas em montante, sendo o mínimo de subscrição por investidor de 1.000 euros, correspondente a 1 OTRV, e o máximo de 1.000.000 euros, correspondente a 1.000 OTRV, devendo as ordens ser transmitidas em múltiplos de 1.000 e subscritas junto de uma instituição  de crédito", refere uma nota colocada no site do IGCP.


Acrescenta que os títulos pagam juros a "2 de Fevereiro e 2 de Agosto de cada ano, calculados a uma taxa de juro variável e igual à Euribor 6 meses acrescida de 1,60%, ocorrendo o  reembolso do capital em 2 de agosto de 2022".

Ver comentários
Saber mais OTRV obrigações retalho IGCP Cristina Casalinho taxa de juro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio