Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia avança com emissão de dívida a sete anos

A Grécia já tinha anunciado que “num futuro próximo” avançaria com uma emissão de dívida a sete anos. Está lançada. A Bloomberg aponta para juros de 3,75%.

Reuters
08 de Fevereiro de 2018 às 10:12
  • ...

A Grécia está no mercado a emitir dívida a sete anos, segundo a imprensa internacional. A Bloomberg adianta que a taxa de juro deverá rondar os 3,75%. O montante que Atenas está a tentar captar do mercado não é conhecido. 

 

O Financial Times recorda que no arranque da semana, Atenas terá adiado esta emissão devido às condições que imperavam no mercado e que não eram atractivas para esta operação.

 

Recorde-se que o início da semana foi de fortes quedas nos mercados bolsistas e de subidas nos juros, pelo que um regresso ao mercado de dívida por parte da Grécia não seria muito benéfico neste contexto.


A Grécia mandatou o Barclays, o BNP Paribas, o Citigroup, o JPMorgan e a Nomura para realizarem esta operação.

 

A última vez que Atenas foi ao mercado financiar-se a longo prazo foi em Julho, altura em que emitiu dívida a cinco anos, tendo pago uma taxa de juro de 4,6%. Na altura, a Grécia emitiu três mil milhões de euros.


Depois disso, em Novembro, o instituto que gere a dívida grega realizou uma oferta de troca de obrigações no valor de 29,7 mil milhões de euros, uma medida sem precedentes que a Bloomberg dizia ser para facilitar a emissão de novos títulos e dar mais liquidez ao mercado.

A Grécia tem o objectivo de constituir uma almofada de cerca de 20 mil milhões de euros até ao final do programa de resgate, que termina em Agosto.

Além desta emissão a sete anos, Atenas tem planos para realizar emissões a três e a 10 anos nos próximos meses, com o objectivo de cimentar o regresso ao mercado. A Grécia está afastada do mercado regular praticamente desde 2010, ano em que pediu ajuda financeira. A situação agravou-se quando, em 2012, foi obrigada a reestruturar a dívida, alterando maturidades.

Ver comentários
Saber mais Grécia emissão de dívida financiamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio