Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Finanças: Primeira emissão de dívida conjunta garante que dinheiro para os PRR chega em breve

O executivo comunitário realizou hoje a sua primeira emissão de obrigações para angariar financiamento para o fundo Próxima Geração da UE ("Next Generation EU"), no total de 800 mil milhões de euros até 2026.

João Leão, ministro das Finanças, foi ouvido pelos deputados na comissão de inquérito ao Novo Banco.
Manuel de Almeida/Lusa
15 de Junho de 2021 às 18:44
  • 2
  • ...
O Ministério das Finanças destacou hoje o "momento inédito" que constitui a primeira emissão conjunta de dívida para financiar o "Next Generation EU", considerando que tal garante que o dinheiro do Programa começará "a chegar às economias em breve".

"O dia de hoje é um marco para a nossa história europeia, pela solução sem precedentes de resposta comum à crise", refere em comunicado o Ministério tutelado por João Leão (na foto), sublinhando que a emissão hoje realizada dá "a garantia de que o dinheiro vai começar a chegar às economias muito em breve".

O executivo comunitário realizou hoje a sua primeira emissão de obrigações para angariar financiamento para o fundo Próxima Geração da UE ("Next Generation EU"), no total de 800 mil milhões de euros até 2026.

Após esta primeira transação, a Comissão realizará uma segunda em junho e uma terceira em julho.

Salientando o "momento inédito" registado pela União Europeia com esta primeira emissão, o ministro de Estado e das Finanças destacou que este passo, "juntamente com a aprovação dos primeiros Planos de Recuperação e Resiliência [PRR], já no decorrer desta semana" irá permitir aos Estados-Membros "começar a implementar os investimentos e reformas necessárias" para a recuperação económica.

"Após a ratificação da Decisão de Recursos Próprios por todos os Estados-Membros em tempo recorde, estamos muito satisfeitos por termos conseguido dar mais este passo durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia", refere ainda o comunicado das Finanças, sublinhando que o arranque do "Next Generation EU reafirma o forte compromisso da União Europeia para uma recuperação sustentável, verde e digital".

Os 800 mil milhões de euros do fundo Próxima Geração da UE vão financiar os PRR dos vários Estados-Membros, sendo esta "uma peça central" na resposta europeia "à crise causada pela pandemia de covid-19 e a "rampa de lançamento" para a recuperação económica, destaca o Ministério das Finanças.
Ver comentários
Saber mais PRR UE Ministério das Finanças Próxima Geração Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio