Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cristina Casalinho: Aproveitámos os últimos dois anos para alargar a maturidade da dívida

A ex-presidente do IGCP considera que nos últimos meses o mercado da dívida "retomou a normalidade", quer na base de investidores quer na evolução das taxas de juro.

Fernando Ferreira
27 de Julho de 2022 às 20:03
  • ...
Saiu este mês da presidência da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP após uma década no cargo em que enfrentou a crise da dívida e o impacto da pandemia da covid-19 nos mercados. Cristina Casalinho considera que o mercado primário da dívida está a "retomar a normalidade" após dois anos atípicos.

"Em 2020 e 2021, durante a pandemia, o Banco Central Europeu foi um comprador importante, chegando a pesar tanto como os outros investidores na aquisição de dívida. Agora, a importância relativa dos investidores foi reconquistada nos últimos meses", refere.

"As emissões em 2020 e no ano passado tinham uma procura muito elevada, no nosso caso chegou a duplicar face aos valores registados em 2019. Assim, o prémio baixou muito significativamente. Neste ano voltámos ao pré-pandemia. A procura normalizou-se e as taxas de juro ou os prémios retomaram a normalidade", explica.

Cristina Casalinho indica ainda que o IGCP, como várias outras entidades gestoras de dívida, aproveitaram esses dois anos para colocar emissões com montantes mais elevados e "fazer um alongamento das maturidades".

Cristina Casalinho é a convidada desta semana do podcast Conversas Visíveis, numa conversa conduzida pelos colunistas da Mão Visível Jorge Marrão e Paulo Carmona.O episódio estará disponível no site do Negócios e nas plataformas Apple Podcasts e Spotify a partir desta quinta-feira.
Ver comentários
Saber mais IGCP Cristina Casalinho mercado de dívida BCE maturidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio