Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas, petróleo e juros em alta. Libra em mínimos

As bolsas iniciaram a semana em terreno positivo. O petróleo negoceia acima dos 50 dólares por barril em Londres, enquanto a libra transacciona em mínimos de três semanas.

Bloomberg
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 avança 0,12% para 4,781,06 pontos

Stoxx 600 recua 0,09% para 340,97 pontos

Nikkei desvalorizou 0,37% para 16.580,03 pontos
Juros da dívida portuguesa a 10 anos ganham 3,5 pontos base para 3,199%

Euro recua 0,26% para 1,1338 dólares

Petróleo sobe 0,85% para 50,06 dólares por barril no mercado londrino

Bolsas europeias arrancam a semana no "verde" 

As principais praças europeias estão a negociar em alta ligeira esta segunda-feira. A tendência está a ser liderada pelo britânico FTSE, que avança 0,65% para 6.250,16 pontos. Logo depois surgem o holandês AEX e o espanhol IBEX que valorizam, respectivamente, 0,24% para 446,36 pontos e 0,17% para 8.816,40 pontos. A contrariar a tendência está apenas o Stoxx 600, índice europeu de referência, que perde 0,09% para 340,97 pontos.

 

Por cá, a bolsa de Lisboa está também a registar um arranque de semana positivo. O PSI-20 sobe 0,12% para 4.781,06 pontos, numa sessão em que está a ser impulsionado pela Galp Energia. As acções da petrolífera sobem 1,11% para 11,79 euros. Também a influenciar positivamente o índice nacional está a Jerónimo Martins que valoriza 0,52% para 14,395 euros. A travar os ganhos está, por outro lado, o BCP. Os títulos do banco liderado por Nuno Amado caem 2,50% para 2,34 cêntimos, tendo já chegado a negociar num novo mínimo histórico: 2,27 cêntimos.

 

Juros da dívida sobem pela quarta sessão 

Os juros da dívida soberana portuguesa estão novamente em alta. A taxa das obrigações a dez anos avança 3,5 pontos base para 3,199%, naquela que é a quarta sessão consecutiva em alta. Negativa é também a tendência registada pelos juros da dívida de Espanha e Itália, bem como da Alemanha. Mas apesar de a "yield" a dez anos alemã subir 0,4 pontos para 0,072%, o prémio de risco de Portugal sobe para 312,7 pontos.

Libra em mínimos de três semanas

A moeda britância atingiu esta segunda-feira o valor mais baixo desde 16 de Maio face à divisa dos Estados Unidos ao tocar nos 1,4353 dólares. A libra está a ser penalizada pelas mais recentes sondagens que dão a vitória ao "não" no referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.

A sondagem da YouGov para a estação de televisão ITV mostra que 45% dos britânicos desejam que o país abandone a União Europeia, face a 41% que preferem ficar no grupo dos 28. Outra sondagem realizada pela TNS mostra que 43% pretende sair e 41% ficar.

Petróleo volta a superar barreira dos 50 dólares em Londres
O barril de Brent, negociado em Londres e referência das importações europeias, negoceia esta segunda-feira, 6 de Junho, ligeiramente acima dos 50 dólares. Em Nova Iorque, onde é transaccionado o West Texas Intermediate, o preço da matéria-prima avança 1,01% para 49,11 dólares.

O presidente do Departamento de Desenvolvimento Económico de Abu Dhabi Ali Majed Al Manssori afirmou que o excesso de oferta no mercado caiu de 1,5 milhões de barris por dia para 1,2 milhões. O mesmo responsável estima que o preço da matéria-prima pode regressar aos 60 dólares por barril.      

Destaque do dia 

Indefinição ameaça novos mínimos no BCP. A queda de 25% numa semana atirou o banco para novos mínimos históricos. E os analistas acreditam que a continuação da incerteza sobre um aumento de capital deverá manter o título sob pressão.

 

Luanda aposta no BCP a longo prazo. A nomeação de Isabel dos Santos para presidente da Sonangol foi a última notícia numa semana negra para o BCP em bolsa. A petrolífera angolana vai ceder a posição no banco a uma "holding" estatal. Mas Luanda continua a ver o BCP como projecto de longo prazo.

35 horas podem ser inconstitucionais. O projecto-lei do PS, aprovado pelo Parlamento na semana passada, pode violar o artigo da Constituição que impede aumento da despesa prevista no Orçamento do Estado, alertou este domingo Marques Mendes.

Ana Paula Vitorino: "Espero um reforço do investimento chinês". Investidores chineses já demonstraram interesse em vários portos nacionais e não apenas no futuro terminal do Barreiro. Portugal quer duplicar o peso da economia do mar até 2020 e assumir uma posição de liderança internacional nesta área.


O que vai acontecer hoje 

Zona Euro. Índice Sentix que mede a confiança dos investidores, relativo a Junho [estimativa: 6,2 pontos: estimativa 7,0 pontos]


EUA e China. O secretário do Tesouro dos EUA, Jacob Lew, e o secretário de Estado, John Kerry, dirigem-se a Pequim para discutir com o Governo chinês a cooperação económica, segurança cibernética e a tensão no Mar do Sul da China.

Argentina. Oferta pública inicial (IPO) da Havanna, empresa de confecção argentina. Este será o primeiro IPO neste mercado desde 2011  

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate euro juros da dívida pública mercado secundário
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio