Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas em queda. Euro e petróleo em alta

As principais praças europeias estão a negociar em queda, numa altura em que os investidores aguardam pelas minutas da Fed para tentarem perceber quando que é que a autoridade monetária poderá subir os juros. O euro e petróleo estão a subir.

Bloomberg
18 de Novembro de 2015 às 08:37
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 desce 0,35% para 5.318,12 pontos

Stoxx 600 recua 0,46% para 378,13 pontos

Nikkei subiu 0,09% para 19.649,18 pontos

"Yield" 10 anos de Portugal cede 0,6 pontos base para 2,560%

Euro soma 0,24% para 1,0668 dólares

Petróleo soma 1,54% para 44,24 dólares por barril em Londres

 

Bolsas europeias em queda

As bolsas europeias arrancaram a sessão desta quarta-feira em terreno negativo, aliviando assim um pouco dos ganhos registados nas últimas sessões. Este comportamento tem lugar numa altura em que os investidores aguardam pela divulgação das minutas da reunião do Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) de 27 e 28 de Outubro da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed). Os investidores procuram perceber quando irá a Fed subir os juros.

O francês CAC 40 lidera as quedas no Velho Continente ao recuar 0,87%, seguido do espanhol IBEX 35, que desce 0,67%. O PSI-20 recua 0,35%. O Stoxx 600 perde 0,46%.

Juros em queda ligeira

Os juros da dívida pública portuguesa no mercado secundário estão a cair em todo os prazo. A dez anos, a maturidade considerada de referência, a "yield" cede 0,6 pontos base para 2,560%. Os juros da Alemanha a dez anos estão também a recuar no mercado secundário, cedendo 1,1 pontos base para 0,512%. O prémio de risco da dívida portuguesa está também a cair para 203,3 pontos. Isto num dia em que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza um leilão de dívida de curto prazo. O IGCP procura obter até 1.250 milhões de euros, neste duplo leilão de bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses.

Este comportamento tem lugar depois de na sessão desta terça-feira, 17 de Novembro, os juros da dívida portuguesa terem afundado, acompanhando, de forma mais acentuada, a tendência de queda registada nos países periféricos da Zona Euro. A expectativa de um reforço do programa de estímulos à economia do Banco Central Europeu provocou a queda dos juros na Zona Euro.

 

Euro em alta ligeira

A moeda da Zona Euro está a subir ligeiramente face à divisa norte-americana. O euro soma 0,24% para 1,0668 dólares. Esta queda ligeira do dólar face ao euro tem lugar numa altura em que os investidores aguardam precisamente pelas minutas da Fed para perceber quando pode ocorrer uma mudança de política monetária.

Petróleo sobe

Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate soma 1,33% para 41,21 dólares por barril. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações europeias, crescer 1,54% para 44,24 dólares por barril.

A suportar a evolução da matéria-prima está o facto de os inventários terem caído nos Estados Unidos. Segundo a Bloomberg, os dados do Instituto Americano do Petróleo os inventários caíram 482 mil barris na semana que terminou a 13 de Novembro. Por outro lado, os números da Administração de Informação Energética, que vão ser conhecidos hoje, devem apontar para uma expansão de dois milhões de barris na semana passada.

Ouro em mínimos de cinco anos

O preço do ouro está a cair nos mercados internacionais. A cotação da onça para entrega imediata recuou 0,5% para 1.064,55, o nível mais baixo desde Fevereiro de 2010. O metal precioso está a ser penalizado pelos dados relativos aos preços dos consumidores nos EUA, o que está a fazer crescer as apostas que a Fed vai subir os juros em Dezembro.

 

Destaques do dia
Novas previsões: devolução da sobretaxa cai para 0% em Outubro
As perspectivas de devolução da sobretaxa de IRS voltaram a afundar no mês de Outubro. Os números, a divulgar na próxima semana, indicam que se o ano fechasse agora não haveria qualquer devolução do imposto extraordinário, apurou o Negócios.

Serviços têm instruções para aceitar pedidos de reforma antecipada. O Instituto da Segurança Social reitera que os serviços de atendimento já têm instruções para aceitar os pedidos de reforma antecipada. Se algum os recusar, é por desconhecimento das novas regras.

Depósitos captam mais dinheiro que os certificados
.Tanto os produtos dos bancos como os títulos de dívida para o retalho estão a pagar juros baixos. Ainda assim, os certificados pagam mais que os depósitos, mas os portugueses estão a preferir as aplicações da banca. Querem o dinheiro disponível para gastarem.

Meta da dívida em risco sem as obrigações do retalho. Entraram 3.125 milhões de euros em certificados até ao final de Outubro. O objectivo para o ano é de 3.800 milhões. 


Fundos de acções nacionais perdem dinheiro há 14 mesesOs fundos de acções nacionais perderam mais de 60 milhões de euros desde Agosto do ano passado. Um montante que representa quase um quinto do património que tinham na altura.

GNB já perdeu dois mil milhões em activosA gestora de activos do Novo Banco tinha, no final de Outubro, 383,9 milhões de euros em activos sob gestão. O que representa 3,4% de todo o património dos fundos, situando-se como a sexta maior gestora nacional.

Galp confirma nova descoberta de petróleo no BrasilA Galp Energia detém 20% do consórcio que está a explorar o poço onde foi confirmada a existência de petróleo, na bacia de Potiguar, no Rio Grande do Norte.

Última barreira à venda da TAP cai numa semanaOs novos donos da TAP ainda não notificaram o regulador da aviação civil da nova estrutura accionista da companhia aérea, de forma a que a ANAC dê o parecer definitivo ao negócio. O prazo termina na próxima semana.

Paris usa ataque para justificar derrapagem no défice. O Governo francês anunciou que os novos esforços para combater o terrorismo impedirão Paris de atingir as metas de défice. No entanto, Bruxelas já esperava uma violação por parte de França.

O que vai acontecer hoje

Portugal emite dívida de curto prazo. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza um leilão de dívida de curto prazo, esta quarta-feira. O IGCP procura obter até 1.250 milhões de euros, neste duplo leilão de bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses.

 

Reserva Federal divulga minutas. A Reserva Federal dos EUA publica as minutas da reunião do Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) de 27 e 28 de Outubro. Os investidores vão estar atentos, procurando perceber quando irá a Fed subir os juros.

 

Dados da economia portuguesa. O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica a síntese económica de conjuntura e o índice de preços na produção industrial, ambos referentes a Outubro. O Banco de Portugal divulga o relatório de estabilidade financeira.

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate Euro Fed
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio