Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura de mercados: Bolsas europeias recuperam, petróleo, euro e ouro cedem

As bolsas europeias estão a recuperar das perdas da semana anterior, enquanto o petróleo e o ouro seguem a cair, corrigindo das subidas recentes. O euro marca uma nova desvalorização face ao dólar.

Reuters
01 de Junho de 2015 às 08:34
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 ganha 0,82% para 5.887,11 pontos

Stoxx Europe 600 avança 0,5% para 401,85 pontos

IBEX-35 soma 0,40% para 11.262,50 pontos

"Yield" a dez anos negoceia nos 2,59%

Euro perde 0,62% para 1,0918 euros

Brent do Mar do Norte recua 0,82% para 65,02 euros

 

Bolsas europeias sobem após quedas

 

As bolsas europeias arrancaram a semana a recuperar, depois dos fortes deslizes da semana passada: em cinco dias da semana anterior, quatro foram de perdas para o índice geral. A situação na Grécia continua a ser frágil e incerta: os líderes gregos acusam Bruxelas de impedir o acordo, os parceiros europeus atiram no sentido inverso.


O índice europeu está a subir 0,50% para 401,85 pontos, com a Europa a marcar valorizações que inferiores a 1%. O PSI-20 ganha 0,82% para 5.887,11 pontos, impulsionado sobretudo pela Mota-Engil, que dispara 9%. A Galp Energia é a empresa que impede um maior ganho de Lisboa, ao descer 1%.  

 

Yields da dívida portuguesa com agravamento ligeiro

 

É um arranque de dia sem grandes movimentos no mercado de dívida. A maior parte dos países apresenta uma trajectória mista. Portugal não é excepção, com avanços nos prazos mais alargados e descidas nos mais curtos.

 

A taxa de juro associada à dívida portuguesa a dez anos avança 2,3 pontos base para se fixar em 2,59%.

  

Euro cai face ao dólar

 

O euro está a desvalorizar-se em relação à moeda norte-americana. O dólar continua a sua trajectória positiva e os analistas, consultados pelo Financial Times, admitem que o ganho irá continuar, ainda que com um ritmo menos expressivo. O euro está a perder 0,62% para 1,0918 dólares.

 

Petróleo cede após dois dias de ganhos

 

Os preços do petróleo estão a retrair nos mercados internacionais. É um deslize que se segue a dois dias de avanços. A justificar esta evolução está o facto de a Arábia Saudita ter mantido, em Maio, a produção no valor recorde.

 

O West Texas Intermediate (WTI) está a negociar nos 59,76 dólares por barril, ao perder 0,90% em Nova Iorque.

 

Em Londres, onde são transaccionados os barris de Brent do Mar do Norte, o preço cai 0,82% para 65,02 dólares.

 

Ouro mantém subida

 

Da mesma forma que petróleo, o ouro contraria a tendência positiva da semana passada e segue a cair. Isto apesar de até ter estado a subir durante o início da manhã, com a expectativa de que os juros nos Estados Unidos não viessem a ser aumentados no imediato. Já sem essa expectativa, o metal precioso perde 0,38% para 1.186,10 dólares por onça.

 

Destaques do dia 

A PT SGPS acabou. Agora, existe a PHarol. A empresa já não é uma operadora. Já só tem uma participação na brasileira Oi e dívida da Rioforte. Faz sentido mantê-la cotada em bolsa? O Negócios foi saber opiniões. E não chegou a uma posição unânime.

 

O Caixa BI fez uma nova avaliação da Semapa, numa altura em que lançou uma oferta pública de aquisição (OPT) sobre si própria, trocando por acções da Portucel. Há uma recomendação de "comprar" para um preço-alvo que é, agora, de 16,30 euros, face ao anterior "target" de 12,10 euros.

 

Há uma nova parceria no mundo das auto-estradas. A firma de "private equity" Ardian vai constituir uma parceria com a Ascendi, empresa detida em 60% pela Mota-Engil que gere auto-estradas em Portugal. O objectivo passa por investir 300 milhões de euros.

 

O primeiro-ministro grego diz que a solução para a Grécia está nas mãos dos parceiros europeus. É uma das indicações que deixa num artigo publicado no Le Monde, onde deixa a recomendação de leitura de "Porque os sinos dobram", de Ernst Hemingway.

 

O que vai acontecer hoje

 

Zona Euro. Divulgação do índice de gestores de compras (PMI) da Markit para a indústria, em Maio - estimativa final [anterior: 52,3 pontos; estimativa: 52,3 pontos]

 

G7. Encontro em Berlim entre Angela Merkel, François Hollande e Jean-Claude Juncker para discutir a economia digital, energia, clima e emprego, na antevisão do encontro do G7, na Baviera.

 

EUA. Consumo privado, em Abril [Anterior: 0,4%; Estimativas: 0,2%]

 

EUA. Índice de gestores de compras (ISM) para a indústria, em Maio [anterior: 51,5 ; estimativa: 52,0]

Ver comentários
Saber mais abertura de mercados ouro petróleo dólar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio