Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas e petróleo em máximos em dia de BCE

As bolsas europeias estão a negociar em máximos de Janeiro no dia em que o BCE realiza a sua reunião mensal, na qual não se esperam novidades. Também o petróleo está em máximos, mas de Novembro do ano passado.

Bloomberg
21 de Abril de 2016 às 08:34
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,18% para 5.080,75 pontos

Stoxx 600 ganha 0,16% para 351,32 pontos

Nikkei valorizou 2,7% para 17.363,62 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos descem 0,1 pontos base para 3,140%

Euro sobe 0,07% para 1,1305 dólares

Petróleo em Londres sobe 0,15% para 45,87 dólares o barril

Bolsas europeias em máximos de Janeiro

As bolsas europeias estão a negociar em alta esta quinta-feira, 21 de Abril, numa altura em que o petróleo está em alta nos mercados internacionais e os investidores continuam a analisar os resultados trimestrais das empresas.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 0,16% para 351,32 pontos, o valor mais alto desde Janeiro.

Na bolsa nacional, o PSI-20 sobe 0,18% para 5.080,75 pontos, impulsionado sobretudo pela Galp Energia que valoriza 1,93% para 12,17 euros.

Juros da dívida portuguesa pouco alterados

Os juros da dívida pública portuguesa seguem pouco alterados, em linha com os da maioria dos países europeus. A ‘yield’ associada às obrigações a dez anos desce 0,1 pontos base para 3,140%, enquanto, em Espanha, no mesmo prazo, os juros sobem 1,7 pontos base para 1,549%. 


Euro em alta ligeira antes do BCE

A moeda única europeia está em alta ligeira face ao dólar no dia em que o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) se volta a reunir com o objectivo de reavaliar a política monetária da Zona Euro. Um encontro no qual não são esperadas novidades, depois do grande pacote de estímulos que a instituição monetária apresentou em Março.

O euro sobe 0,07% para 1,1305 dólares.

Petróleo em máximos de Novembro

O petróleo negoceia no valor mais alto desde Novembro do ano passado depois de a Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos ter revelado que a produção norte-americana desceu para 8,95 milhões de barris por dia na semana passada, o nível mais baixo desde Outubro de 2014.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 0,14% para 44,24 dólares, enquanto o Brent, transaccionado em Londres, valoriza 0,15% para 45,87 dólares.

A contribuir para a subida dos preços estão também as declarações do ministro do Petróleo iraquiano, Fayyad Al-Nima, que afirmou que os membros da OPEP e outros produtores deverão reunir-se na Rússia, possivelmente em Maio, numa tentativa de acordarem limites à produção.  

Prata em máximos de quase um ano

A prata está a valorizar 2,91% para 17,4560 dólares – o valor mais elevado desde Maio do ano passado – depois de ter entrado em mercado touro esta terça-feira.

Já o ouro sobe 1,01% para 1.256,87 dólares por onça, com os investidores a aguardarem pelo resultado da reunião mensal do BCE.  


Destaques do dia
 

Governo poupa EDP e REN ao fim dos limites de voto. Ao avançar com o diploma que facilita a desblindagem de estatutos apenas para a banca, o Governo deixa de fora as energéticas que foram privatizadas pelo anterior Executivo. 

O "diploma BPI" visto à lupa. Isabel dos Santos chamou-lhe "diploma BPI". É um diploma que altera o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF), pelo que se aplica a todos os bancos, mas exclui as caixas económicas e caixas agrícolas.

Novo diploma aumenta ângulo especulativo nas acções do BPI. As alterações legislativas que vão facilitar a desblindagem de estatutos nos bancos aumentam a probabilidade de sucesso da OPA no BPI. E a especulação no sector financeiro.

CaixaBank mandará no BPI mesmo que a OPA falhe. O CaixaBank não precisa que a OPA ao BPI tenha sucesso para ficar a mandar no banco. Com o diploma que facilita o fim do limite de votos, os catalães têm quase garantida a desblindagem de estatutos. E os 44% que têm no BPI são suficientes para serem donos do banco.

Fusão de acções vai colocar BCP no radar de grandes investidores. O banco liderado por Nuno Amado vai levar a votação a operação para fundir 193 acções numa só. A fusão deverá permitir dar maior visibilidade às acções junto de investidores institucionais.

Galp vai comprar gás norte-americano. Portugal vai ser o primeiro país europeu a receber gás natural dos Estados Unidos. A petrolífera nacional vai ser a primeira na Europa a receber o combustível que chega a Sines já na próxima semana.


Mota-Engil vê retoma da construção este ano. A construtora prevê uma viragem do sector em Portugal em 2016 pelo estímulo que os partidos que apoiam o Governo querem dar ao investimento público. Pelo contrário, em Angola perspectiva a redução da actividade.

O que vai acontecer hoje

Petróleo. 17ª Cimeira Internacional do Petróleo, que contará com as presenças dos presidentes-executivos da Total e da Saudi Arabian Oi Company, mas também com o secretário-geral da OPEP, Abdalla el-Badri.

Resultados. Bank of New York Mellon, General Motors, Alphabet e Microsoft apresentam resultados do primeiro trimestre.

Banco de Portugal. Boletim Estatístico.

BCE. Conclusão da reunião de política monetária do Banco Central Europeu.

EUA. Índice da actividade económica elaborado pela Fed de Chicago, relativo a Dezembro.

 

Zona Euro. Indicador de confiança dos consumidores, relativo a Abril. 

Ver comentários
Saber mais Abertura dos mercados bolsas bolsa nacional PSI-20 Europa Stoxx600 matéria-primas petróleo WTI Brent ouro euro dólar BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio