Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura de mercados: Bolsas europeias em queda, juros aliviam, petróleo e euro em alta

As principais bolsas do Velho Continente estão a desvalorizar, com a praça lisboeta a voltar a destacar-se nas quedas, perante o impasse na Grécia. Já os preços do petróleo e o euro seguem a valorizar, enquanto os juros da dívida europeia estão a aliviar.

09 de Junho de 2015 às 08:38
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 desce 0,23% para os 5.637,07 pontos

Stoxx 600 cede 0,38% para 383,92 pontos

"Yield" a 10 anos de Portugal cede 5,2 pontos base para 2,932%

Euro soma 0,09% para 1,1301 dólares

Petróleo em Londres sobe 0,57% para 63,05 dólares

 

Bolsa no "vermelho" pela quarta sessão

A bolsa lisboeta abriu a sessão a negociar em queda. Esta é já a quarta sessão negativa na praça nacional, com o PSI-20 a acompanhar esta terça-feira as descidas das suas congéneres europeias, num momento em que continuam sem ser registados avanços nas negociações com a Grécia.

 

Por cá, o grupo EDP é um dos principais responsáveis pela queda do PSI-20. A EDP Renováveis desvaloriza 0,83% para 6,344 euros, enquanto que a EDP segue praticamente inalterada em 3,348 euros. Uma nota negativa ainda para a Jerónimo Martins. A retalhista cede 0,25%, para 12,03 euros, enquanto que a sua concorrente Sonae SGPS desliza 0,26%, para 1,14 euros.

 

Juros na Europa em queda 

As "yields" da dívida pública europeia seguem a desvalorizar um pouco por toda a Europa, ainda que não haja qualquer clarificação em torno da situação na Grécia. Os juros estão assim a aliviar após vários dias de agravamento da percepção de risco por parte dos investidores. As "yields" portuguesas a 10 anos cedem 5,9 pontos base, para 2,932%. Já os juros a 10 anos da Alemanha deslizam para 0,871%.

 

Euro acima de 1,13 dólares

A moeda única europeia está a negociar acima da barreira de 1,13 dólares, face à divisa americana. O euro avança 0,09%, para 1,1301 dólares, com a divisa a prolongar a subida da última sessão, depois de terem sido divulgadas notícias a avançarem que o presidente americano Barack Obama teria afirmado que uma moeda norte-americana forte pode ser "um problema". Estas declarações estão a pressionar a "nota verde", com os investidores a anteciparem que a administração de Obama tome medidas para tentar travar a subida da moeda dos EUA.

 

Petróleo regressa aos ganhos

Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais, com a matéria-prima a ser sustentada pela expectativa que a produção de crude nos EUA abrande, à medida que os produtores de petróleo de xisto no país reduzem a exploração. Em Nova Iorque, o crude soma 0,58% para 58,48 dólares por barril, enquanto o Brent, em Londres, sobe 0,57% para 63,05 dólares por barril. Estas subidas ocorrem depois do Departamento da Energia americano ter adiantado que a produção de petróleo a partir do xisto betuminoso nos EUA vai abrandar em Julho para o nível mais baixo desde Janeiro.

 

Ouro em alta pelo segundo dia

O ouro está esta terça-feira a valorizar pela segunda sessão consecutiva, com o metal precioso a beneficiar com a falta de visibilidade em torno de quando poderá ocorrer uma subida de juros nos EUA. A matéria-prima avança 0,22%, para 1.176,67 dólares por onça, no mercado nova-iorquino. O metal dourado tem vindo a perder brilho ao longo do ano, acumulando já uma desvalorização de 0,6% desde o início do ano, penalizado pela perspectiva de subida da taxa de juro nos EUA, um movimento desfavorável ao ouro.

Notícias em destaque

 

Divergências atrasam nova supervisão no Montepio. A transferência da supervisão das grandes associações mutualistas do ministério da tutela para o supervisor dos seguros arrasta-se há um ano. Atraso deve-se à falta de consenso entre os ministérios das Finanças e da Solidariedade sobre o novo modelo.

 

BCP está a cobrar comissões nas contas-ordenado. Domiciliar o vencimento já não é suficiente para que os clientes do banco tenham direito à isenção da comissão de manutenção. É necessário que façam compras através do cartão de crédito ou débito.

 

Passos Coelho admite que novo dono da TAP pode ser conhecido esta semana. O primeiro-ministro afirmou que a Parpública poderá estar em condições de dar o seu parecer sobre as propostas de Neeleman e Efromovich para a privatização da TAP ainda esta semana. "Estaremos próximos de ter uma solução para a privatização da TAP", admite Passos Coelho.

 

O que vai acontecer hoje


Banco de Portugal.
 Estatísticas de instituições financeiras monetárias, relativo a Abril.

 

Reino Unido. Câmara dos Comuns terá o primeiro debate e votação, relativos a uma legislação para o referendo que determinará a manutenção na União Europeia.

 

INE. Índice de produção, emprego, remunerações e horas trabalhadas na construção e obras públicas, relativo a Abril.

 

INE. Estatísticas do comércio internacional, entre as quais a balança comercial, relativa a Abril [anterior: -855 milhões de euros].

Ver comentários
Saber mais bolsas acções dívida euribor euro yields ouro PSI-20
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio