Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP reduz produção de petróleo em Outubro

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Arábia Saudita reduziram a produção de petróleo, em Outubro, revela o relatório mensal do grupo. As reservas de petróleo estão em máximos de uma década.

Bloomberg
12 de Novembro de 2015 às 13:11
  • 1
  • ...

A produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) recuou em Outubro, revela o relatório mensal da organização, publicado esta quinta-feira, 12 de Novembro. Mas a produção continua excedentária face ao crescimento da procura, elevando as reservas de matéria-prima estão em máximos, salienta a organização no relatório. 

A OPEP produziu menos 256,5 mil barris diários em Outubro, relativamente ao menos anterior, somando um total de 31,382 milhões de barris diários, ainda acima do tecto de produção de 30 milhões de barris diários estipulado pelo grupo na última reunião. A maior redução ocorreu no Iraque, que tinha sido o país a aumentar mais a oferta no mês anterior, seguido pela Arábia Saudita, o maior produtor do grupo. Estes países reduziram a oferta em 195 mil e 72 mil barris por dia, respectivamente, de acordo com um conjunto de fontes secundários, em que o relatório baseia as suas estimativas. A organização recolhe também os dados fornecidos directamente pelos governos dos países membros, que no caso da Arábia Saudita, reportaram um aumento da produção em Outubro.

Apesar desta redução da produção no grupo, a oferta global continua a aumentar, elevando as reservas de matéria-prima, para o nível mais elevado dos últimos dez anos, indica o relatório da OPEP. "O aumento nos inventários é o resultado de um aumento da oferta global que ultrapassa o crescimento da procura de petróleo nos primeiros nove meses deste ano", escreve a organização. Neste período, os inventários cresceram "cerca de 285 milhões de barris ou um milhão de barris por dia, a maior parte proveniente de um aumento de 205 milhões de barris nos inventários da OCDE", diz a OPEP.

Para 2016, a OPEP manteve inalteradas as previsões para a procura e produção. A organização prevê uma redução da produção dos países fora do grupo, no próximo ano, pela primeira vez desde 2007, reflectindo o corte no investimento pelas petrolíferas.

O petróleo está a recuar pela segunda sessão consecutiva, esta quinta-feira, nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, está a recuar 0,54% para 42,60 dólares por barril. O Brent, negociado em Londres, que serve de referência para a Europa, cai 0,52% para 45,17 dólares por barril.

Ver comentários
Saber mais petróleo OPEP Brent WTI matérias-primas Arábia Saudita reservas inventários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio