Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ouro acima dos 1.200 dólares com procura de refúgio

As fortes quedas nos mercados accionistas estão a impulsionar a procura de refúgio pelos investidores. O ouro está a subir mais de 3% para o valor mais elevado num ano. Ultrapassou os 1.200 dólares por onça.

Reuters
11 de Fevereiro de 2016 às 13:12
  • ...

O preço do ouro está a avançar para o valor mais elevado num ano, impulsionado pela procura dos investidores pelo activo de refúgio, devido à turbulência nos mercados accionistas, provocada pelos receios em torno do crescimento da economia mundial e da solidez da banca.

O metal precioso está a subir 3,15% para 1.234,86 dólares por onça, em Londres, quebrando a fasquia dos 1.200 dólares pela segunda vez esta semana. Chegou a tocar nos 1.242,26 dólares durante a sessão, o valor mais elevado desde Fevereiro de 2015.

O ouro avança já 16,28% em 2016, depois de três anos consecutivos de perdas, o que o coloca na liderança da classe de activos. Depois de o ano de 2015 ter sido marcado pelo "apetite pelo risco", este "sentimento parece estar a arrefecer em 2016, com o foco na preservação da riqueza no ouro", escreve o World Gold Council, no relatório trimestral, publicado esta quinta-feira.

Os mercados accionistas estão a registar fortes quedas esta semana, pressionados principalmente pela banca e pelos receios em torno do sector financeiro. Com o reforço dos receios em torno do abrandamento da economia mundial, cresce também a percepção de que a Reserva Federal dos Estados Unidos possa adiar a subida dos juros este ano. Um contexto que torna o investimento em ouro mais atractivo.

"As pessoas estão a apostar no ouro porque não têm ideia onde podem por o dinheiro", diz Bernard Sin, director de negociação de metais na MKS, à Bloomberg. 

Ver comentários
Saber mais ouro metais preciosos inflação refúgio turbulência mercados bolsas World Gold Council
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio