Notícia
Fortes subidas nos combustíveis com petróleo perto dos 50 dólares
Os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar no arranque da próxima semana. Há subidas de alguns cêntimos tanto na gasolina como no gasóleo em resultado da escalada das cotações do petróleo.
Se tem o depósito a menos de meio, vale a pena atestar durante os próximos dias. É que no arranque da próxima semana os preços de venda ao público de ambos os combustíveis vão voltar a aumentar. São subidas de mais de dois cêntimos por litro que resultam do agravamento das cotações nos mercados internacionais numa altura em que o barril de petróleo está perto dos 50 dólares.
Tanto a gasolina como o gasóleo ficaram mais caros nos mercados. Enquanto o preço médio da gasolina subiu 6,5%, já em euros, o do diesel somou 8,5%, isto numa semana em que o petróleo chegou a cotar nos 49,85 dólares, ficando a cêntimos da barreira dos 50 dólares. Subidas expressivas que vão levar a revisões em alta dos preços de venda nos postos de abastecimento nacionais, especialmente no caso do diesel.
A gasolina pode ficar mais cara em cerca de dois cêntimos por litro, de acordo com os cálculos realizados pelo Negócios, já o gasóleo, o combustível mais utilizado no mercado nacional pode subir entre 2,5 e três cêntimos por litro. Uma subida expressiva que acontece pouco tempo depois de o Governo ter revisto em baixa o Imposto Sobre produtos Petrolíferos (ISP) em um cêntimo.
A gasolina está a ser comercializada, em média, a 1,38 euros por litro, de acordo com os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia, enquanto o diesel está a ser vendido a 1,115 euros. Com a subida prevista para o arranque da próxima semana, o valor médio de venda da gasolina vai subir para 1,40 euros e o do gasóleo pode passar para 1,15 euros. Actualmente, no posto mais barato de diesel, no Pingo Doce de Estarreja, o litro está ainda a 99,9 cêntimos.