Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo de combustíveis cai com subida dos preços

A procura por combustíveis recuou no mês passado. Assistiu-se a uma quebra tanto face ao mesmo mês do ano passado como ao anterior, isto num período marcado pela recuperação dos preços.

Cátia Barbosa/Negócios
24 de Maio de 2016 às 17:30
  • 6
  • ...

O consumo de combustíveis encolheu. De acordo com os dados da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), a procura por gasolina e gasóleo recuou em Abril tanto face ao período homólogo como ao mês anterior, uma evolução coincidente com a recuperação do petróleo nos mercados internacionais que levou ao aumento dos preços nos postos nacionais.


"O consumo mensal acumulado de gasolina e gasóleo, em Abril de 2016, diminuiu 2,8% face ao mês homólogo do ano anterior", refere o relatório mensal sobre combustíveis da ENMC. "Comparando com o mês anterior – Março de 2016 –, o consumo mensal de gasolina e gasóleo diminuiu 4,8%", acrescenta.


Esta quebra acumulada nos combustíveis é, no entanto, resultado da descida mais acentuada verificada no caso da gasolina. Na comparação com o mês anterior, o consumo de gasolina registou em Abril uma quebra de 8,2%, para 84.656 toneladas métricas, embora no caso do diesel se tenha registado uma redução na procura de 4,1%.


A menor procura, que mantém o total do ano na gasolina abaixo do ano passado (o diesel está 1,54% acima), verificou-se num período em que os preços dos combustíveis têm vindo a recuperar dos mínimos alcançados no arranque deste ano. Com o petróleo a quase duplicar de valor para perto dos 50 dólares, os preços nos postos têm subido.


Entre "Março e Abril de 2016, o PMVP do gasóleo registou um aumento de 1,3 cêntimos por litro, correspondendo a uma variação de 1,18%", diz a ENMC, acrescentando que "à semelhança do gasóleo rodoviário, o preço médio de venda ao público da gasolina, entre Março e Abril de 2016, registou um aumento de 5,8 cêntimos por litro (uma variação de 4,4%)".


Este mês a tendência de subida tem-se mantido, apesar do corte de um cêntimo no valor do ISP por parte do Governo. Ainda esta semana os preços voltaram a aumentar. A gasolina ficou mais cara em cerca de dois cêntimos por litro, de acordo com os cálculos realizados pelo Negócios, já o gasóleo, o combustível mais utilizado no mercado nacional subiu entre 2,5 e três cêntimos por litro. 

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasolina gasóleo mercado cotações petróleo simples "premium" normais preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio