Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Televisores 3D à conquista da sala de estar

Já chegaram às lojas portuguesas os primeiros televisores 3D, artilhados com funcionalidades extra e óculos a condizer. Os preços das gamas mais baixas são atractivos mas podem não justificar um investimento imediato.

08 de Abril de 2010 às 09:30
  • ...
Já chegaram às lojas portuguesas os primeiros televisores 3D, artilhados com funcionalidades extra e óculos a condizer. Os preços das gamas mais baixas são atractivos mas podem não justificar um investimento imediato.

De repente a tecnologia 3D passou a ser a nova sensação no cinema, onde filmes como o Avatar de James Cameron e Alice no País das Maravilhas de Tim Burton provaram ser sucessos de bilheteira. Mas agora a tecnologia quer entrar pelas salas de estar de todas as casas, dando a possibilidade de continuar a ver os tradicionais conteúdos 2D ou passar para o 3D, com a ajuda de óculos e de conteúdos produzidos especificamente para o efeito, ou fazendo alguma batota e convertendo de forma dinâmica a imagem.

Esta é a estratégia que a Samsung está a utilizar nos primeiros televisores 3D que chegaram às lojas na semana passada. A fabricante coreana está a apostar forte no 3D e lançou uma gama completa de equipamentos com ecrãs LCD, LED e Plasma, com dimensões a partir de 40 polegadas e até às 65 polegadas, posicionando-se claramente acima da média do mercado de LCDs que aponta para as 32 polegadas de tamanho.

Ainda assim, o preço é bastante competitivo. Em 2009 a média de preços de venda dos LCDs rondava os 500 euros, sendo os de 32 polegadas os mais vendidos, com valores a rondar os 477 euros. Mas estes custos aumentam com a dimensão dos ecrãs e tecnologias mais avançadas, como os ecrãs LED, ligações wireless e Internet na TV, que as marcas estão a adoptar e que integram os novos equipamentos da Samsung. E o mercado português já provou que, na escolha de equipamentos de gama média e de topo de gama, os utilizadores preferem gastar mais para ter a tecnologia mais recente, até porque a compra de um televisor é um investimento para durar entre 5 a 8 anos.

Embora seja a primeira a chegar ao mercado português com produtos comercializáveis, a Samsung está longe de estar sozinha. Ainda em Abril também a Panasonic vai ter televisores Plasma 3D à venda, enquanto a Sony e a LG prometem novidades em Junho, e a Toshiba poderá ter as suas propostas prontas mais perto do final do ano. Nem todas as marcas partilharam já a estratégia de preços, mas ficam longe dos primeiros valores estimados para o 3D, que apontavam para preços a rondar os 8 mil euros. Até agora o preço mais elevado já revelado é do plasma de 65 polegadas da Panasonic, que vai custar quase 6 mil euros, mas que só chega às lojas no final de Junho.

Mas, para ter uma solução 3D ready na sala de estar há outras contas a fazer, como a necessidade de ter óculos compatíveis para toda a família e um leitor de DVD Blu-ray com suporte 3D para os filmes que as editoras contam lançar ainda este ano. E a soma de todos os factores pode encarecer bastante a opção…

E os conteúdos?
Como o Negócios já tinha explicado, o sucesso do 3D não é uma questão que dependa apenas da tecnologia e da oferta de equipamentos. É preciso que existam conteúdos 3D para justificar a aquisição dos televisores e a sua disponibilização pode não avançar ao ritmo desejado.

Mesmo com o upscalling que a Samsung introduziu, e que transforma de forma dinâmica as imagens 2D e 3D, fazendo alguma batota que pode defraudar algumas expectativas, os primeiros compradores destes televisores vão ter de esperar algum tempo para terem conteúdos que justifiquem o investimento. Nos canais de televisão só a Sky avançou já com uma data para o lançamento de um canal 3D, marcado para o início de Abril. Para além dos filmes que já estão no mercado, num número ainda limitado e muito circunscrito à animação destinada ao público infantil, as projecções apontam para um crescimento exponencial de títulos, mas que não devem ultrapassar a centena, e nem todos serão blockbusters como o "Avatar" e o "Alice".

A Zon já lançou um canal de testes 3D e o Meo da PT garante estar a acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, mas não há qualquer previsão para a oferta comercial do serviço, que surgirá a seu tempo como diferenciadora, assim que os clientes começarem a mostrar apetência, como aconteceu com a Alta Definição.

O lançamento do HD nas televisões é, aliás, um bom exemplo da forma como pode evoluir o 3D em Portugal. Quando começaram a ser vendidos os televisores HD Ready e Full HD, com melhor qualidade de imagem, não havia ainda distribuição de conteúdos que o justificasse. Só com os filmes em Blu-ray se podia tirar partido completo desta característica, mas não foi por isso que os utilizadores não aderiram de forma massiva à compra destes equipamentos, dando então aos fornecedores de conteúdos e aos canais de cabo e IPTV o impulso para que o sinal de televisão passasse a contemplar o HD, o que actualmente acontece em grande parte da oferta. O velho ciclo do "ovo e da galinha" , que agora se poderá repetir.





Escolha variada

Não falta variedade na oferta de televisores 3D. Ecrãs LCD, LED, Plasma e dimensões a partir de 40 polegadas fazem com que o 3D seja mais uma das muitas funcionalidades que actualmente apetrecham os equipamentos e cuja valorização pode fazer a diferença na escolha do televisor a colocar na sala de estar lá de casa. Conheça as 6 propostas que chegam ao mercado nos próximos meses.


Samsung LCD Series 7 750

Tecnologia de ecrã:
LCD
Resolução: 1920x1080 (Full HD)
Motion Plus: 200 Hz
Dimensões: 40 e 46 polegadas
Óculos incluídos: N.D.
Características extra: Internet@TV, Time-shift, 4 entradas HDMI, Ligação DLNA
Preço: A partir de 1.400 euros

Esta é a gama mais acessível da Samsung com 3D, mas não é por isso que perde em qualidade de imagem e funcionalidades adicionadas. O ângulo de visão das imagens tridimensionais é alargado e garantem uma visualização confortável mesmo que durante períodos de tempo mais alargados. Como nos LED, a Samsung não prescindiu do MotionPlus de 200 Hz e de motor 3D HyperReal Engine. Conte ainda com a Internet@TV, onde pontuam conteúdos portugueses do SAPO, e a possibilidade de parar a imagem dos programas que estão a ser transmitidos em directo, retomando-os momentos mais tarde.




Samsung LED Series 7 e 8

Tecnologia de ecrã:
LED
Resolução: 1920x1080 (Full HD)
Dimensões: 40 a 55 polegadas
Motion Plus: 200 Hz
Óculos incluídos: N.D.
Características extra: Internet@TV, Time-shift, 4 entradas HDMI, Ligação DLNA
Preço: A partir de 1.799 €

A tecnologia LED - que garantiu bons resultados de vendas no passado recente - recebe agora também o 3D com uma experiência de visualização realística, sobretudo se os conteúdos a exibir forem de puro 3D e não apenas conversão de imagens tradicionais para formato tridimensional. A Samsung estende o 3D às três séries LED, a 7, 8 e 9, mas esta última só estará à venda a partir de Junho, posicionando-se como topo de gama. O MotionPlus 200 Hz, ainda que não percepcionado pelo olho humano, adiciona qualidade enquanto outras funcionalidades como o ConectShare e o InstaPort S facilitam as ligações.




Samsung PDP Series 7

Tecnologia de ecrã:
Plasma
Óculos incluídos: N.D.
Características extra: Internet@TV, Time-shift, 4 entradas HDMI, Ligação DLNA
Dimensões: 50 e 63 polegadas
Preço: Preços não definidos

Mesmo que o plasma não seja a principal aposta da marca coreana, a Samsung não desistiu desta tecnologia e das suas vantagens e os novos modelos 3D apresentam uma evolução, com o Plasma + que traz ecrãs mais finos, com nova consciência ecológica, mas sem abdicar de todos os extras com que a marca tem vindo a artilhar os seus televisores. A ligação à Internet, onde entram os widgets desenvolvidos à medida, e a ligação a outros equipamentos electrónicos através da norma DNLA abrem novas áreas à televisão, que quer reconquistar o papel central no entretenimento da família.




Panasonic VT20

Tecnologia de ecrã:
Plasma
Resolução: 1920x1080 (Full HD)
Dimensões: 50 a 65 polegadas
Óculos incluídos: Sim (2)
Características extra: Viera Cast, Viera Link e Viera Image Viewer
Preço: A partir de 2.999 Euros

Tirando partido da rapidez de resposta dos ecrãs Plasma, a Panasonic centrou nesta tecnologia o seu investimento em 3D e promete colocar nas lojas ainda em Abril um modelo com ecrã de 50 polegadas, remetendo a comercialização do modelo de 65 polegadas para Junho. O "design" dos dois televisores é semelhante, com uma moldura em bronze metalizado, e inclui funcionalidades como o Viera Cast para acesso a conteúdos online, o Viera Link para controlar os vários equipamentos A/V apenas com 1 comando à distância, e o Viera Image Viewer para visualizar fotografias, filmes em HD ou ouvir músicas gravadas no cartão de memória.




Sony Cinematic LX900

Tecnologia de ecrã:
LED
Resolução: 1920x1080 (Full HD)
Dimensões: 52 polegadas
Óculos incluídos: Sim (2)
Características extra: Motionflow 200 MHz, suporte DLNA, widgets para ligação a serviços web e detector de luminosidade para adaptação das características do ecrã.
Preço: Não definido

Foi apresentado este ano na CES e é o primeiro televisor "3D ready" da Sony, que tem vindo a perder terreno no mercado de televisores. Mas a marca japonesa está a jogar este jogo em várias plataformas, com a produção de conteúdos 3D e a actualização da PlayStation 3 para suporte de jogos a três dimensões, pelo que tem ainda várias cartas para colocar na mesa. A data para a comercialização do Cinematic LX900 não está fechada, nem o preço, mas sabe-se já que a empresa vai incluir no pacote dois pares de óculos activos e que acredita que o 3D será uma parte importante da sua receita ainda este ano.




LG INFINIA LX9500

Tecnologia de ecrã:
LED
Resolução: 1920x1080 (Full HD)
Dimensões: 47 e 55 polegadas
Óculos incluídos: Não definido
Preço: Não definido

Não há ainda muita informação sobre os modelos 3D que a LG quer lançar em Portugal já em Julho, mas a nível internacional os INFINIA LX9500 estão também a ser apresentados em vários países, ainda que sem preços definidos e com dimensões de 47 e 55 polegadas. A conectividade web é também um "must", com o NetCast Entertainment Access, assim como a integração com o Skype. Nada se sabe ainda sobre a integração dos óculos e o lançamento de leitores de Blu-ray 3D da marca.




Leitores para 3D

Enquanto não houver emissões de televisão em 3D, os leitores de Blu-ray com suporte às três dimensões são uma peça essencial para que possa tirar partido do potencial dos televisores com esta tecnologia. E por isso vale a pena adicionar o seu preço à equação se quer criar uma sala de cinema 3D em casa. A Samsung e a Panasonic vão colocar nas lojas, em simultâneo com os televisores, os leitores de discos Blu-ray com preços a partir dos 500 euros, mas os valores podem ir até os 750 euros no caso do leitor BD 3D da Panasonic, o DMP-BDT300. Depois é preciso esperar que se concretize o plano (ambicioso) de lançamento de filmes em 3D das editoras… A Dreamworks é uma das grandes de Hollywood que está a apostar nesta área, focada na animação para um público mais infantil, onde o 3D já provou que tem resultados apelativos.





Óculos: um acessório obrigatório

Os modelos são diferentes dos usados nos filmes 3D do cinema e são suportados em tecnologia activa que funciona em sincronização com os televisores, sendo enviado um determinado número de imagens para cada olho para a experiência de tridimensionalidade. O seu uso é obrigatório para a experiência 3D e por isso é estranho que algumas marcas os estejam a considerar como "acessório", não estando prevista a sua inclusão no pacote comercial do televisor e obrigando o cliente a desembolsar mais 100 euros por cada par de óculos, o que pode encarecer a "solução total" em mais de 400 euros, considerando uma família de quatro elementos e mesmo assim deixando de fora os amigos e restantes familiares convidados para uma sessão de cinema. Entre as propostas no mercado há óculos recarregáveis, outros com bateria e ainda modelos desenhados especificamente para as crianças. Os preços partem dos 100 euros mas podem chegar aos 180 euros por cada par.



Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio