Notícia
Porto há anos “encalhado” é concessionado à Várzeamistosa por 15 anos
Após três tentativas falhadas, a gestora da Via Navegável do Douro acaba de entregar a concessão de serviço público do Porto Comercial da Sardoura, em Castelo de Paiva.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) oficializou, no passado dia 2 de janeiro, a entrega da concessão de serviço público do Porto Comercial da Sardoura, depois de três concursos públicos fracassados, por falta de candidatos ou por não cumprirem os requisitos obrigatórios.
"O contrato de concessão, celebrado com a concessionária Várzeamistosa, Unipessoal, Lda., terá a duração de 15 anos, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2025, marcando o desfecho do concurso público internacional lançado pela APDL para esta finalidade", anuncia a gestora da Via Navegável do Douro, em comunicado.
Localizado na margem esquerda do Douro, o Porto Comercial da Sardoura é considerado pela APDL "uma infraestrutura estratégica para a movimentação de mercadorias".
Com cerca de três hectares de terrapleno e plataforma de carga, "além de excelentes acessibilidades rodoviárias, esta concessão visa potenciar o crescimento do transporte de mercadorias na Via Navegável do Douro", sinaliza a APDL.
Com a concessão, a autoridade portuária propõe-se "fomentar o desenvolvimento económico regional, promovendo a transferência modal do transporte rodoviário para o fluvial, o que se traduz em benefícios económicos, sociais e ambientais significativos", e consolidar "o papel da Via Navegável do Douro como uma infraestrutura de referência para a sustentabilidade e eficiência no transporte de mercadorias, contribuindo para o progresso sustentável da região".