Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Garcia Garcia vai construir adega de 20 milhões na Régua para gigante francês

A Granvinhos, maior produtor e exportador de vinho do Porto, que pertence ao grupo La Martiniquaise, escolheu a construtora tirsense para erguer a sua nova adega, que terá capacidade para vinificar mais de oito mil toneladas de uva.

A nova adega da Granvinhos está a ser construída na Régua.
28 de Outubro de 2024 às 13:19
  • ...

Detentor de marcas icónicas como Porto Cruz, Porto Dalva e Quinta de Ventozelo, entre outras, o grupo Granvinhos decidiu construir uma nova e moderna adega no Douro, que deverá estar totalmente operacional para receber a vindima do próximo ano.

 

Situada no concelho da Régua, em pleno coração da Região Demarcada do Douro, a nova adega terá capacidade para vinificar mais de oito mil toneladas de uva, assumindo a dupla vocação de produção de vinho do Douro e de vinho do Porto.

 

A nova adega substituirá a atual de Avidagos, "tendo como principal objetivo otimizar e potenciar a capacidade de produção e operação do grupo", explica a Garcia Garcia, a construtora escolhida pela Granvinhos para erguer este projeto, em comunicado.

 

A cobertura metálica ondulada da nova adega, desenhado pelo conceituado arquiteto Alexandre Burmester, "promete ser um dos marcos visuais da construção, com uma combinação de sofisticação e descrição", enfatiza a construtora tirsense.

 

Com uma área de construção de 10.500 metros quadrados, "o projeto pressupõe a construção de vários edifícios, incluindo o edifício principal adega, espaços exteriores de armazenamento, reservado às cubas da produção vinícola e álcool, e uma estação de tratamento de água e de uma estação de tratamento de águas residuais", detalha a Garcia Garcia.

 

A mesma fonte adianta que, "numa segunda fase", deverá ser ainda construído um edifício destinado aos serviços administrativos da unidade industrial e um edifício de turismo, que servirá de apoio aos visitantes da unidade industrial (provas de vinho e venda).

 

"O projeto reflete e materializa o compromisso da Granvinhos com o combate às alterações climáticas", afiança a Garcia Garcia, destacando que a nova adega "contará com tecnologias de eficiência climática, como sistemas de reutilização de águas, tratamento de resíduos e efluentes, reforçando o foco em práticas ambientalmente sustentáveis".

 

Na Região Demarcada do Douro, a Granvinhos possui atualmente adegas em Alijó, Avidagos (Santa Marta de Penaguião) e Tabuaço, sendo que em abril do ano passado tinha orçado para a nova adega um investimento da ordem dos 20 milhões de euros.

 

Detido pela gigante francesa La Martiniquaise, o grupo Granvinhos, nova denominação do grupo anteriormente apelidado de Gran Cruz, é o maior produtor e exportador de vinho do Porto.

Ver comentários
Saber mais granvinhos adega vinho do porto douro garcia garcia la martiniquaise
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio