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Jogos em total movimento

O desafio das novas consolas de jogos é para que se levante do sofá e use o movimento do corpo para controlar a acção no ecrã. A experiência é contagiante e pode ser aplicada a jogadores de todas as idades.

25 de Novembro de 2010 às 09:00
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Uma das principais críticas que se fazia aos jogos de consola e de PC era o facto de estimularem o sedentarismo. Os jogadores passavam demasiado tempo sentados à secretária, ou no sofá, usando apenas as mãos para controlar os jogos através de controles mais ou menos ergonómicos ou do teclado, com todos os problemas que dai resultavam, sobretudo para os mais novos.

Mas este é um cenário que está a mudar, redesenhando o panorama competitivo entre as três principais marcas de consolas de jogos fixas. Depois da Wii ter posto os jogadores de consolas a mexerem-se de comando na mão, também a Sony apresentou um controle de movimentos num comando, o Playstation Move. Só que a Microsoft deu um salto em frente nesta área e dispensou todos os controles, apostando num sensor de movimentos que utiliza apenas os gestos do corpo dos jogadores e adiciona uma qualidade impressionante em termos de jogabilidade e de qualidade no reconhecimento dos movimentos.

A Wii da Nintendo, a Playstation da Sony e a Xbox da Microsoft são actualmente as três principais consolas de jogos fixas (ou domésticas), um segmento que está a conquistar cada vez mais utilizadores, sobretudo ao nível de jogos de grupo e de família, tendo conseguido ultrapassar a ideia dos jogos solitários e envolvendo vários jogadores em simultâneo ou a jogar à vez. Do bowling ao ténis de mesa, passando por maratonas e aventuras, vale tudo para pôr a família em frente ao ecrã, tirando partido dos novos controles de movimento.

O uso desta tecnologia já tinha sido inaugurada pela Nintendo, com a Wii, e conquistou um número alargado de fãs, levando à multiplicação de acessórios que se conjugavam com a consola, desde raquetes de ténis aos volantes de carros, passando por pesos e outros equipamentos com sensor de movimentos para acompanhar mais fielmente a acção dos jogos. Só este ano a Sony e a Microsoft conseguiram entrar neste mundo onde a Nintendo dominou durante os últimos três anos.

No caso da Sony o Playstation Move oferece uma filosofia semelhante ao comando da Wii, confiando no jogo de pulso dos utilizadores. O comando começou a ser vendido em Portugal no mês de Setembro por cerca de 40 euros, mas em alternativa os utilizadores dispõem de um "starter pack" que dispõe de um comando de movimento e uma câmara PlayStation Eye, necessária para alguns jogos. Este pacote custa 59,99 euros e traz um disco de demonstração, com demos de alguns dos títulos criados a pensar nos novos acessórios.

Na mesma corrida pela conquista de fãs, o Microsoft Kinect começou a ser comercializado este mês e já esgotou nas lojas, mostrando que a adesão dos utilizadores a esta nova ideia é entusiasta, apesar do preço que ronda os 150 euros para quem já possui a consola Xbox 360. Todos os comandos vêm acompanhados de um jogo, que não é vendido separadamente mas que tem um valor de mercado de 49,99 euros, o Microsoft Adventures, que abre as portas a um parque temático cheio de animação, e movimento.

A tecnologia utilizada foi desenvolvida durante os últimos dois anos e tira partido de várias câmaras integradas para identificar 19 pontos do esqueleto do jogador, que são fielmente reproduzidos no Avatar do ecrã da televisão. E em alguns jogos são suportados até quatro jogadores diferentes.

Esta mudança faz toda a diferença nos jogos e na interacção dos jogadores, eliminando até algumas possibilidades de batota, como no caso da Wii que se podia simular um jogging confortavelmente sentado no sofá, abanando apenas o comando. Aqui é mesmo preciso mexer pernas, braços, inclinar o corpo e até dar saltos para conseguir ultrapassar barreiras e realizar provas de esforço, que são reflectidas em conquistas desportivas, em lugares no pódio de corridas de carros ou na queima de calorias.

A decisão, como no mundo real, é do utilizador, mas se não mostrar empenho na tarefa que está a realizar os resultados ficam aquém das expectativas.

A acompanhar o comando a Microsoft lançou já cinco jogos, mas outros títulos estarão disponíveis nas próximas semana. Jogos de desporto, corridas de carros, aventuras com animais e fitness fazem parte do "pacote" obrigatório para animar os serões em família frente à televisão. Mas atenção: é preciso afastar sofás, mesas e outros móveis de apoio, porque o entusiasmo nos jogos exige um campo de acção grande e livre de obstáculos.



Wii, Playstation Move ou Kinect
Qual o melhor para si?

Fora das apreciações pessoais, que só podem ser adquiridas com a experiência, há alguns critérios "materiais" que podem levar à decisão entre os vários sistemas de comando por movimento. Siga a rota e responda às perguntas para saber o que vale mais a pena no seu caso.

Já tem consola?
Se já tem uma PlayStation e um conjunto interessante de jogos, dificilmente vai valer a pena compra uma Xbox 360 e acumular duas consolas fixas lá em casa. Pelo menos em termos de racionalidade financeira. O mesmo acontece com a Wii, por muito que goste da nova experiência garantida pelo Kinect da Xbox e até do preço do pacote da consola de 4 GBytes com comando, que ronda os 250 euros.

Preço versus qualidade
Não vale a pena olhar só para o preço dos comandos, a menos que já tenha uma consola. Ai, caro ou barato a escolha mais económica será pelo modelo compatível, ou seja: o Kinect se tem uma Xbox 360, o Move se tem a PlayStation ou o Plus se tem uma Wii. Os preços dos comandos da PlayStation e da Wii (vendidos isoladamente) são muito próximos, mas o da Microsoft vale quase o triplo, aproximando-se dos 150 euros. A diferença faz-se pela sofisticação do aparelho, que inclui várias câmaras. Como vantagem conte com o jogo incluído, que tem um valor de mercado de quase 50 euros.

A opção pelos jogos
Para os jogadores mais experimentados por vezes a diversidade de títulos e alguns jogos específicos determinam a escolha da consola de jogos a comprar. No entanto, os temas mais populares têm versões para as três consolas, ou pelo menos há jogos semelhantes que envolvem animais de estimação, desporto, aventura e condução de carros, assim como a categoria emergente de jogos para fitness. Mas esta é uma área a considerar seriamente, sobretudo quando há pedidos específicos de um determinado jogo por parte de crianças e adolescentes.





Três opções para escolher

O Kinect é o comando que mais se distingue no novo panorama de controles de movimento.


Wii Plus
€49,90

Não foi por começar primeiro que a Nintendo desistiu de melhorar o seu comando de movimento. Este mês a empresa lançou o Wii Plus, um comando que já traz o Wii MotionPlus incorporado garante maior precisão na detecção dos movimentos. Está disponível em várias cores e não acrescenta centímetros à dimensão dos modelos anteriores.
Continua a trazer a fita para colocar à volta do pulso, impedindo que seja arremessado para longe por algum movimento mais brusco, e é compatível com todas as consolas Wii, embora alguns jogos como o Wii Sports Resort e FlingSmash tirem mais partido da sua precisão.





Playstation Move
€39,90

A filosofia é semelhante à do comando da Wii, acrescentando ao formato rectangular uma "bola" iluminada, que materializa a capacidade de detectar os movimentos e transmitir a informação ao jogo. Não há muito de novo na experiência para quem já estava habituado à consola concorrente da Nintendo, mas a Sony consegue capitalizar a grande base instalada de consolas e o "poder" que isso traz no mundo dos jogos para juntar alguns títulos interessantes à compatibilidade de movimento, como o EyePet e o Start the Party!, mas nas últimas semanas juntaram-se à lista outros "jogos de família" como o SingStar Dance.





Microsoft Kinect
€149,90
(inclui um jogo)

Dispensando os comandos, o Kinect revoluciona a forma de jogar, tornando os movimentos do corpo em iniciadores de acções dentro dos jogos e no próprio controle da consola e dos avatares. Os jogos que acompanham este controle de movimentos cobrem as várias áreas de interesse de diferentes idades, mas sempre pensando em ambientes familiares, ligados ao desporto e ao fitness. Compatível com todas as consolas Xbox 360, o Kinect tem ainda outras aplicações para além dos jogos, como a videoconferência, e a prazo poderá mesmo vir a fazer parte do mundo dos computadores pessoais.







Para além dos jogos

O sensor que a Microsoft desenhou para os jogos pode ter aplicações para além deste mundo de entretenimento. Para já a empresa já está a posicionar o Kinect como um ponto de acesso para videoconferência, trazendo as chamadas de vídeo através da Internet para o ecrã da televisão, onde se pode estabelecer conversas com amigos e família que tenha uma webcam de forma fácil e rápida. Para além do indiscutível interesse de socialização e redução de custos de telefone, este modelo tem ainda a vantagem de tirar partido das capacidades de sensor de movimentos do Kinect para "seguir" os interlocutores da conversa quando estes se movimentam frente ao ecrã.

As aplicações podem ainda saltar para o mundo empresarial, a educação e até a medicina, antevê Sofia Tenreiro, responsável pela área de entretenimento da Microsoft, que acredita que "a imaginação é o limite". A Telemedicina e as aulas à distância são áreas onde se descortinam aplicações evidentes para este tipo de tecnologia, que não estará limitada para sempre às consolas de jogos, podendo vir a ser portada rapidamente para o mundo dos computadores pessoais. Recorda-se do filme Minority Report, de Steven Spielberg, e da forma como era manipulada a informação?





Cinco jogos para mexer os músculos

Inovador na forma de controlar os jogos, o Kinect dispensa totalmente os comandos, mesmo para a identificação inicial e a selecção de opções do jogo. Depois de entrar na aventura ou no campo desportivo, vale tudo: desde saltar, baixar-se, inclinar-se ou simular toques na bola com as mãos, pés e cabeça. Conheça alguns dos principais jogos que já chegaram ao mercado português, embora nem todos traduzidos para português de Portugal.


Microsoft Kinect Adventures
Atravessar os rápidos num barco de borracha exige bastante coordenação motora, sobretudo quando há vários passageiros na aventura. Este jogo põe à prova a destreza e rapidez em várias aventuras dignas de um parque temático, onde se pode salvar um observatório subaquático de ataques de peixes mal-intencionados, flutuar no espaço ou percorrer obstáculos em percursos montanhosos. O jogo é incluído em todos os pacotes que trazem o Kinect e não está à venda de forma independente.




Kinectimals
Destinado aos mais novos, este jogo conquista qualquer criança que deseje ter um animal de estimação, transformando pequenos felinos em amigos de brincadeiras que reconhecem o dono, gostam de ser acariciados e precisam da dose certa de mimos e cuidado. Legendado em português (do Brasil), o jogo custa 49,90 euros.







Dance Central
Tem de se tornar um especialista em danças pop para conseguir acompanhar os movimentos exigidos neste jogo produzido em parceria com a MTV, mas há um coreógrafo sempre ponto a acompanhar a evolução e apontar o que pode ser melhorado. São mais de 90 danças e 650 movimentos com que depois poderá impressionar os amigos na pista das discotecas, ou a família, na sala lá de casa. O preço é também de 49,90 euros.





Your Shape: Fitness Evolved
Se o objectivo era garantir uma alternativa ao Wii Fit, este jogo da Ubisoft consegue aumentar a efectividade do treino de fitness ao garantir um controle mais rigoroso dos movimentos do corpo e da postura durante os exercícios, tornando o trabalho mais exigente. Não há tapetes, nem comandos, mas o treinador sabe se a postura das pernas está correcta, os braços bem posicionados e as costas direitas. E acompanha também a evolução em termos de dificuldade dos exercícios e calorias consumidas.




Kinect Sports
O desporto rei é o que o jogador quiser, do voleibol de praia ao ténis de mesa, corrida de obstáculos ou Bowling. Aqui é mesmo obrigatório arranjar mais espaço livre na sala, mesmo que não saia do lugar numa corrida individual ou de equipa. O empenho no jogo é fundamental, mas não são precisos acessórios extra, embora alguns jogadores sintam inicialmente necessidade de "segurar" em objectos para simular, por exemplo, o peso de uma raquete.





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